Produtor de Orgânicos

Variedades de milho em sistema orgânico de produção

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 16 de fevereiro de 2013.
foto: CI Orgânicos

As pequenas propriedades rurais no Brasil produzem uma diversidade de produtos, em especial alimentos que são a base da alimentação da população. Cerca de 30% do arroz; 70% do feijão; e 50% do milho produzidos no Brasil são provenientes de pequenas propriedades. Dados indicam que feijão, milho e arroz são cultivados em 46%, 55% e 20% dos estabelecimentos familiares, respectivamente. O trabalho mostra que embora o sistema orgânico de produção não restrinja o uso de híbridos, as variedades são preferidas, pois possuem um conjunto de plantas com características comuns, sendo um material geneticamente estável. Com os devidos cuidados em sua multiplicação, a variedade pode ser reutilizada sem perda de seu potencial produtivo, permitindo ao agricultor produzir sua própria semente a um preço de 5 a 6 vezes menor, mesmo adquirindo a semente de variedade todos os anos, em relação ao gasto com um híbrido simples.

Trabalhos mostram as viabilidades técnica e econômica da produção de milho orgânico, principalmente com o uso de variedades de polinização aberta, o que permite ao produtor obter sua própria semente orgânica. Entretanto, adequações no manejo cultural são ainda necessárias para a melhoria da eficiência dos sistemas de produção de milho orgânico para diversos usos (milho verde, silagem e produção de grãos), o que favoreceria outros segmentos da cadeia produtiva que têm o milho como é matéria-prima essencial, como na produção de aves, de suínos e de bovinos em sistemas orgânicos. Comprovam-se, assim, as reais possibilidades de utilização de variedades como alternativa viável para sistemas orgânicos de produção, com baixo custo e proporcionando maior autonomia do agricultor em produzir sua própria semente.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 06/01/2013

Embrapa-Com_158-milho

Conteúdo completo disponível em:

http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/publica/2008/comunicado/Com_158.pdf

CRUZ, J.C.; MATRANGOLO, W.J.R.; MOREIRA, J.A.A.; OLIVEIRA, A.C.; PACHECO, C.A.P.; PEREIRA FILHO, I.A.; OLIVEIRA, A.C.; QUEIROZ, L.R. Variedades de milho em sistema orgânico de produção. MAPA. Sete Lagoas, 2008.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.