Supermercados na oferta de orgânicos: apelando Ego-trip

A tendência internacional coloca os supermercados como canal central e dominante na expansão do consumo de produtos orgânicos. O trabalho analisa o papel do setor supermercadista na comercialização de produtos orgânicos, fundamentalmente frutas, legumes e verduras (FLV), e nos tipos de consumidor focalizados nas suas estratégias. Para isto, foram analisadas diversas publicações especializadas no setor supermercadista e relatórios de agências de consultoria internacional, que permitam delinear algumas das características das estratégias dos supermercados na comercialização de orgânicos no mundo e no Brasil, além de algumas características do perfil dos consumidores. Conclui-se que o consumo crescente de orgânicos nos supermercados é parte de uma demanda mais ampla por alimentos saudáveis que, por sua vez, faz parte de um estilo de vida que tem sido caracterizado como ego-trip, em contraste com o ecológico-trip.
CIOrgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 31/03/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/asoc/v6n2/a05v06n2.pdf
GUIVANT, J.S. Os supermercados na oferta de alimentos orgânicos: apelando ao estilo de vida Ego-trip. UFSC, Santa Catarina, 2003.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.