Sistema orgânico de produção de alimentos
O trabalho parte da premissa que o sistema de produção orgânico visa à produção de alimentos ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justa, capaz de integrar o homem ao meio ambiente. Considera que apesar do crescimento desse sistema, tanto em área cultivada quanto em número de produtores e mercado consumidor, ele ainda representa uma parcela pequena da agricultura. Avalia que o crescimento da agricultura orgânica se deve ao fato de oferecer ao consumidor alimentos livres de produtos químicos e de contaminação, com menos risco à saúde e ao meio ambiente. Verifica que os aspectos nutricional e sensorial apresentam grande importância para os alimentos orgânicos, embora venham sendo pouco estudados e alguns trabalhos apresentem resultados sejam conflitantes.
As autoras ressaltam o papel das embalagens, cuja função, entre outras, é proteger os alimentos de possíveis contaminações e, por isso, são tão essenciais aos mesmos, apesar de representarem um ônus adicional aos produtores e consumidores. Alertam que as embalagens atualmente utilizadas para os alimentos orgânicos são as mesmas usadas para os alimentos convencionais e descritas como seguras, apesar da ideia de que alimentos orgânicos precisariam ser embalados em embalagens também orgânicas.
O trabalho ainda considera os estudos sobre a tendência de redução no conteúdo de nitrato nos alimentos orgânicos e a redução dos seus riscos à saúde. Analisa, também, as divergências entre os estudos que demonstram as variações dos níveis de vitamina C nos alimentos orgânicos e convencionais. E conclui que é necessária a realização de novas pesquisas na área a fim de gerar conhecimentos que consolidem a estruturação, o fortalecimento e a credibilidade do sistema orgânico de produção de alimentos.
Fonte: UNESP
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.