Produtor de Orgânicos

Silagem orgânica

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 3 de abril de 2013.

 

Recurso seguro para fornecer alimento aos rebanhos durante a seca, a silagem de milho e sorgo, as capineiras ou sobras dos pastos de verão, são bastante utilizadas no Brasil. É preciso, no entanto, observar as recomendações técnicas relativas à construção do silo, às épocas de colheita das forrageiras, e tomados os cuidados necessários durante o enchimento do silo.

No Brasil, as principais espécies usadas para ensilagem são o milho, o sorgo e o capim elefante. A silagem de sorgo, além de proporcionar sempre maior produção animal, tem a vantagem de não depender da precipitação pluviométrica que ocorre no período seco. O alto custo de produção de silagem decorre, principalmente, da baixa produtividade das culturas de milho e sorgo, portanto, o sucesso na produção depende da obtenção de altas produtividades de matéria seca por hectare. Além disso, é importante que a composição bromatológica da planta seja compatível com as exigências do processo fermentativo dos animais alimentados. Assim, o uso de cultivar adequada à determinada região, com significativa produção de grãos, é determinante na obtenção de uma silagem com alto valor nutritivo. Para suprir os nutrientes necessários em todas as fases da cultura de sorgo, a adubação verde é recomendada, pois além de fornecer os nutrientes à cultura, proporciona melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo.

O manual descreve resultados de ensaios que abrem a possibilidade do uso da adubação verde na produção de silagem de sorgo consorciado com leguminosas herbáceas em regiões algumas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 25/02/2013

Silagem-Pesagro-manual24

Conteúdo completo disponível em:
http://www.pesagro.rj.gov.br/downloads/riorural/manual24.pdf

DIAS, P.F.; SOUTO, S.M. Manual Técnico 24 – Silagem orgânica. PESAGRO. Niterói, 2010.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.