Produtor de Orgânicos

Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 23 de janeiro de 2013.

Neste artigo, os pesquisadores  exploram as relação entre Agroecologia e Agricultura Orgânica. O debate na comunidade científica em alguns países e a análise das posições ou discursos de pesquisadores e artigos apontam para distintas combinações, trocas e interações entre a Agricultura Orgânica e Agroecologia. Nesse sentido,  primeiramente, com base na revisão de literatura, o trabalho demonstra distintas interações entre esses estilos de  agricultura. Além disto, são analisadas as controvérsias das agriculturas em foco, bem como apresentada uma síntese de dois estudos de caso para  ilustrar a aplicação prática de princípios da agroecologia, avaliando práticas e valores éticos, relacionando-as com as lógicas familiares ou patronais de funcionamento  da produção.

Através da pesquisa concluiu-se que as relações entre os estilos de agricultura não podem ser reduzidas a uma  simples oposição entre um campo científico e um domínio prático. Diversos elementos devem ser tomados  em conta, entre os quais o grau de integração sociocultural (valores) à sociedade, as práticas e a inserção  no mercado. Estudos no território brasileiro exemplificam a diversidade de relações existentes, seja inclusiva ou exclusiva, observando-se uma fluidez entre conceitos de agroecologia e agricultura orgânica.

CI Orgânicos – Gabriel Chiappini
Acessado em:  23/01/2013

agroecologia-organica-relacoes

Conteúdo completo disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/viewFile/26865/19676

ABREU, L.S. et alRelações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios  atuais em torno dos princípios da agroecologia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 26, p. 143-160. Editora UFPR. Curitiba, 2012.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.