Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios
Neste artigo, os pesquisadores exploram as relação entre Agroecologia e Agricultura Orgânica. O debate na comunidade científica em alguns países e a análise das posições ou discursos de pesquisadores e artigos apontam para distintas combinações, trocas e interações entre a Agricultura Orgânica e Agroecologia. Nesse sentido, primeiramente, com base na revisão de literatura, o trabalho demonstra distintas interações entre esses estilos de agricultura. Além disto, são analisadas as controvérsias das agriculturas em foco, bem como apresentada uma síntese de dois estudos de caso para ilustrar a aplicação prática de princípios da agroecologia, avaliando práticas e valores éticos, relacionando-as com as lógicas familiares ou patronais de funcionamento da produção.
Através da pesquisa concluiu-se que as relações entre os estilos de agricultura não podem ser reduzidas a uma simples oposição entre um campo científico e um domínio prático. Diversos elementos devem ser tomados em conta, entre os quais o grau de integração sociocultural (valores) à sociedade, as práticas e a inserção no mercado. Estudos no território brasileiro exemplificam a diversidade de relações existentes, seja inclusiva ou exclusiva, observando-se uma fluidez entre conceitos de agroecologia e agricultura orgânica.
CI Orgânicos – Gabriel Chiappini
Acessado em: 23/01/2013
agroecologia-organica-relacoes
Conteúdo completo disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/viewFile/26865/19676
ABREU, L.S. et al. Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios atuais em torno dos princípios da agroecologia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 26, p. 143-160. Editora UFPR. Curitiba, 2012.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.