Produtor de Orgânicos

Produção de sementes e hortaliças na agricultura familiar

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 30 de agosto de 2013.
foto: CI Orgânicos

No Brasil existem mais de 19 mil propriedades certificadas orgânicas, principalmente entre agricultores familiares, e o mercado orgânico cresce continuamente nos últimos anos. A agricultura biodinâmica, agricultura orgânica, natural e agroecológica deixaram de ser alternativas e passaram a ser aceitas oficialmente como sistemas de produção agrícola, a partir da lei da agricultura orgânica (lei 10.831/03). Em relação ao uso de sementes, foi aprovado o prazo de cinco anos para obrigatoriedade do uso de sementes oriundas do manejo orgânico. Tal prática é essencial para o sucesso da atividade, além de promover menor dependência de insumos externos.

Os autores consideram o melhoramento participativo como um processo coletivo que valoriza o conhecimento do agricultor no manejo e qualidade do produto, aliado ao conhecimento do melhorista nas técnicas de seleção. Além disso, conserva a agrobiodiversidade ou o germoplasma local de plantas cultivadas há várias gerações pelos agricultores de uma determinada comunidade.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 18/08/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/viewFile/1805/1732

ISMAELI, A.C. Produção de sementes e melhoramento de hortaliças para a agricultura familiar em manejo orgânico. UNESP, Presidente Prudente, 2011.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.