Produtor de Orgânicos

Produção de mudas de alface, diferentes substratos orgânicos em bandejas

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 22 de novembro de 2012.

experimento avaliou a produção de mudas de alface em diferentes formulações de substratos orgânicos no sistema de bandejas flutuantes, uma vez que a produção de mudas de qualidade é uma das etapas mais importantes no cultivo de hortaliças e podem garantir um desempenho produtivo das plantas a campo. Os autores alertam para os perigos de contaminação das mudas por patógenos, nematoides ou a competição de plantas daninhas quando se usa solo do próprio canteiro. Recomendam o uso de substratos com características físico-químicas que favoreçam o pleno desenvolvimento das mudas, com formulações baseadas na disponibilidade de materiais existentes em cada região ou propriedade.

Os resultados do experimento mostram que os diferentes substratos interferiram nas respostas agronômicas das mudas de alface, sendo que os formulados a partir de húmus e casca de arroz carbonizada apresentaram-se como uma alternativa ao substrato comercial. Uma alternativa de baixo custo e fácil aquisição uma vez que utilizam insumos renováveis, oriundos da própria atividade agrícola.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 17/11/2012

Conteúdo completo disponível em:
http://www.ufpel.edu.br/cic/2010/cd/pdf/CA/CA_00906.pdf

 

MORAES, J.R.; SCHWENGBER, J.E.; SILVA, D.R.; STRASSBURGER, A.S.  Produção de mudas de alface em diferentes formulações de substratos orgânicos no sistema de bandejas flutuantes. UFPEL. Pelotas, 2010.

Tags: , , , .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.