Orgânicos: relações com o mercado na profissionalização dos agricultores
O artigo busca o entendimento das principais influências das relações de mercado (feiras) sobre a realidade das organizações de agricultores nas discussões do denominado “movimento orgânico. Para tanto, foram analisadas as percepções e significados atribuídos pelos agricultores às diferentes estratégias de comercialização adotadas. Foram selecionadas cinco organizações de agricultores orgânicos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nas quais realizadas entrevistas em profundidade, com o auxílio de roteiros semi-estruturados, com agricultores e outros informantes.
Os resultados da pesquisa demonstram que o mercado influencia a profissionalização dos agricultores de forma diferenciada, a partir de referências que são construídas nas relações diretas com os consumidores (feiras).
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 17/08/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://www.aba-agroecologia.org.br/ojs2/index.php/rbagroecologia/article/download/7302/5338
SCHULTZ, G. Agricultura orgânica: influências das relações com o mercado no processo de profissionalização dos agricultores. UNIVATES, Lajeado, 2007.