Consumidor de Orgânicos

Mudanças na cultura alimentar

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 5 de agosto de 2014.
fonte: Hartman
fonte: Hartman

A cultura e as normas alimentares estão mudando drasticamente. As pessoas visitam uma variedade de varejistas para realizar suas compras em procura de novas experiências e sabores, alimentos naturais e orgânicos frescos ou locais.

O serviço de alimentação, um segmento vibrante da cultura alimentar está mudando os hábitos dos clientes, opina o grupo norteamericano Hartman, especializado em pesquisas relativas as demandas e a cultura alimentar das pessoas.

Atualmente a demanda dos consumidores por alimentos e bebidas de melhor qualidade tem abalado as ofertas ultrapassadas dos diversos segmentos tradicionais da indústria como são, os alimentos embalados, os varejistas, restaurantes e o food service.

A demanda por fresco e menos processado, evidenciados pelo sucesso das marcas como a Whole Foods, Trader Joe, Panera Bread e Chipotle Mexican Grill, criou para os consumidores um halo de alimentos de elevada qualidade, bons para a saúde e a sustentabilidade ambiental.

Uma revolução similar e enraizada na demanda social e cultural dos alimentos frescos, saudáveis e mais sustentáveis – está se desenvolvendo dentro das escolas americanas, universidades e no serviço de alimentação institucional, reformulando-se o conceito de “comida do restaurante.”

Na Universidade de Massachusetts, Amherst, chefs de serviços de alimentação e outros profissionais culinários compartilharam histórias de sucesso e receitas focando no fresco e no autêntico. No Instituto de Saúde Publica da universidade de Harvard, líderes de restaurantes, dos serviços de alimentação e de saúde pública discutiram formas de melhorar a saúde dos norteamericanos, assim como do planeta. Três questões principais foram discutidas: a influência da mudança climática sobre a terceirização global de alimentos, encontrar formas mais sustentáveis e criativas para servir de fonte de proteínas e como aumentar o consumo de frutas e legumes.

fonte: CI Orgânicos
fonte: CI Orgânicos

Operadoras de Food Service também estão sendo empurrados por clientes como Google e Microsoft, que exigem que seus pratos estejam cobertos na metade com frutas e legumes, como recomendado pelo Departamento de Agricultura dos EUA .

Comentário do CI Orgânicos:
O apontado pelo Hartman também e visível no Brasil com o aumento da demanda por alimentos orgânicos, naturais, o crescimento das feiras orgânicas e agroecológicas. Nas grandes cidades crescem os restaurantes que oferecem buffets de saladas, e algumas franquias de restaurantes de comida rápida (fast food), aos poucos, oferecem algumas opções mais saudáveis.
A obrigatoriedade de compra, por parte dos municípios, de alimentos orgânicos e da agricultura familiar para a merenda escolar e outra tendência que continuara a crescer.

fonte: Hartman Group

Publicado em 05/08/2014

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.