Produtor de Orgânicos

Influência das embalagens em brócolis orgânicos, minimamente processados

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de julho de 2013.

O trabalho avaliou os efeitos de diferentes embalagens na vida útil de brócolis (Brassica oleracea) orgânicos minimamente processados e armazenados sob refrigeração. As amostras foram selecionadas e higienizadas, centrifugadas e acondicionados em embalagens de polipropileno (PP), câmara de acrílico hermeticamente selada e com canais abertos à 10ºC por doze dias. Para avaliar a vida útil do produto foram realizadas análises físico-químicas a cada três dias e de composição gasosa, em função de O2 e CO2, diariamente, durante dez dias, por cromatografia gasosa. Os resultados mostraram que a umidade das amostras não foi afetada significativamente pelo período de armazenamento. O pH, acidez total titulável e o conteúdo de sólidos solúveis aumentaram ao longo do período de armazenamento. A perda de massa durante o armazenamento foi inferior a 1% em todas as amostras.

A embalagem que melhor preservou a textura dos brócolis durante o armazenamento foi a de acrílico selado. A degradação das clorofilas a e b, e a síntese de carotenoides foram mais acentuadas nas flores acondicionadas em acrílico com canais abertos. A composição gasosa, assim como os dados experimentais de concentração, apresentaram comportamento similar ao observado na literatura.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 11/07/2013

 

Autores: PADULA, M.L.; CARCIOFI, B.A.M.; DANNENHAUER, C.E.; STRINGARI, G.B.; MONTEIRO, A.R. Influência de diferentes tipos de embalagens em brócolis (Brassica oleracea l. var. itálica) orgânicos minimamente processados. UFSC, Florianópolis, 2006.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.