Produtor de Orgânicos

IBD: Ingredientes Orgânicos e Naturais

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de outubro de 2020.
Sabonetes Reserva Folio, foto: OrganicsNet

Estas diretrizes foram desenvolvidas pelo IBD Certificações e estabelecem os critérios aos quais os produtos cosméticos, de higiene pessoal e matérias-primas devem cumprir a fim de obter a certificação Ingredientes Naturais IBD e/ou NATRUE. A NATRUE é uma associação internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, comprometida em promover e proteger cosméticos naturais e orgânicos em todo o mundo.

Um dos maiores desafios no desenvolvimento de produtos cosméticos naturais, além da seleção adequada de matérias-primas, é oferecer produtos seguros, eficazes, eficientes e com qualidades sensoriais adequadas aos consumidores. No entanto, em geral, produtos deste tipo não podem ser fabricados exclusivamente com ingredientes naturais puros. Os aspectos do desenvolvimento sustentável devem ser levados em consideração ao longo de toda cadeia produtiva, respeitando a biodiversidade.

Para os cosméticos naturais, surgem questões relacionadas à quais ingredientes naturais podem ser usados sem modificação, quais modificações físico-químicas são necessárias dentro de uma estrutura definida e como substâncias que são idênticas aos compostos naturais são avaliadas. Os critérios definidos para estas avaliações devem assegurar que sejam claros e compreensíveis para o consumidor, e que este esteja suficientemente informado.

Como não existem, ainda, normas, leis ou diretrizes nacionais ou internacionais de regulamentação de certificação orgânica estabelecidas e mundialmente reconhecidas para produtos de beleza e de higiene pessoal, estas diretrizes devem ser vistas como um documento que será constantemente aperfeiçoado e adaptado às realidades nacional e internacional, de forma transparente e acessível a todos os interessados.

Informações adicionais listadas abaixo relacionadas a certificação Ingredientes Naturais IBD podem ser acessadas na Biblioteca IBD – Diretrizes (disponível em: https://www.ibd.com.br/guidelines-legislation/):

Veja as 8_1_2_C_Diretrizes_IBD_Cosmeticos_11092019

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.