Produtor de Orgânicos

Guia para Adubação Orgânica

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de Março de 2013.

 

foto: CI Orgânicos

Ao recordarem que não há nada de novo na adubação orgânica, pois há relatos de sua utilização no Antigo Testamento e na Ilíada de Homero, os autores ressaltam que a novidade é o uso otimizado desse tipo de adubação, baseado no conhecimento das exigências das culturas e da capacidade de transformação dos fertilizantes orgânicos. O manual técnico trata da dinâmica da liberação de nutrientes de dois fertilizantes orgânicos (vermicomposto e torta de filtro da usina de cana-de-açúcar), utilizados em diferentes doses em dois solos típicos do Norte Fluminense.

O trabalho é um resumo dos resultados do acompanhamento da liberação dos nutrientes ao longo de dois anos, que constituíram parte da tese “Química do húmus e a fertilidade de solos do Norte Fluminense” (BUSATO, 2008), encontrada, na íntegra, na biblioteca do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF. O objetivo do manual é oferecer subsídios para que técnicos de nível médio e agricultores possam ajustar a sua adubação orgânica, pois, ao contrário da adubação com fertilizantes solúveis, a adubação orgânica requer o envolvimento maior do técnico com a lavoura.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 18/02/2013

Adubacao-organica-Pesagro-Manual-14

Conteúdo completo disponível em:
http://www.pesagro.rj.gov.br/downloads/riorural/14%20Adubacao%20organica.pdf

AGUIAR, N.O.;BALDOTTO, A.M.; BUSATO, J.G.; CANELLAS, L.P.; DOBBSS, L.B.;MARCIANO, C.R.; OLIVARES, F.L.; ROSA, R.C.C.; SCHIAVO, J.A. . Manual Técnico 14 – Guia para Adubação Orgânica – Baseado na experiência com solos e resíduos do Norte Fluminense. PESAGRO. Niterói, 2008.

Tags: , , , .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário: