Produtor de Orgânicos

Farinha de mandioca na agricultura familiar

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 14 de julho de 2013.

Para produzirem o manual, os autores consideraram o importante papel da cultura da mandioca no cenário agrícola nacional e internacional, tanto para a alimentação humana e animal quanto geradora de emprego e de renda, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Tradição na mesa do brasileiro, a farinha consome 80% das raízes produzidas e seu consumo médio anual é de 8 kg per capita, segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. No entanto, regionalmente, esse consumo sobe para 34 kg na região Norte; 15,7 kg no Nordeste, os autores produziram um completo manual. No manual, os autores descrevem desde o processo de beneficiamento da mandioca, passando pelas normas para instalações da casa de farinha, aos materiais e equipamentos necessários e indicadores de valores.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 20/03/2013
Veja o Manual:


Conteúdo completo disponível em: http://www.pesagro.rj.gov.br/downloads/riorural/13%20Producao%20de%20farinha%20de%20mandioca.pdf

ARAUJO, J.S.P & LOPES, C.A. Manual Técnico 13– Produção de farinha de mandioca na agricultura familiar. PESAGRO. Niterói, 2009.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.