Produtor de Orgânicos

Estudo: Desenvolvimento sustentável do Quilombo de Ivaporunduva

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 10 de dezembro de 2012.

estudo descreve e analisa as principais ações para o desenvolvimento sustentável da comunidade quilombola de Ivaporunduva, localizada no Vale do Ribeira (SP), partindo de três principais linhas de ação: manejo, certificação e comercialização da banana orgânica; a atividade artesanal com a palha da bananeira; e o programa de conservação, recuperação e uso sustentável do palmiteiro Juçara. O estudo de caso identificou e avaliou os principais resultados ecológicos, econômicos e sociais obtidos.

A conclusão é que a agroecologia é uma possibilidade concreta para a orientação de modelos e processos de desenvolvimento rural sustentável e um importante referencial teórico e metodológico para as ações públicas e não-governamentais desenvolvidas junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. Um modelo que pode, ainda, contribuir efetivamente para a reprodução econômica e sociocultural das suas populações e para conservação ambiental desse importante remanescente de Mata Atlântica.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 29/11/2012

Fonte: IICA, NEAD

PEDROSO, F.G. As experiências de desenvolvimento sustentável do Quilombo de Ivaporunduva: um estudo de caso na perspectiva da agroecologia . UFSCAR. São Carlos, 2008.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.