Produtor de Orgânicos

Conversão de sistemas de produção convencionais para sistemas orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 21 de setembro de 2012.
Sítio do Moinho, RJ. Foto: CI Orgânicos

No presente trabalho , as experiências dos autores com o processo de conversão da agricultura convencional para a orgânica, aliadas a outras experiências conhecidas,  servirão de subsídios para técnicos e agricultores em processos de conversão. Este procedimento objetiva a mudança dos sistemas de produção convencionais para  sistemas agrícolas que funcionem como um agroecossistema harmônico e integrado, com os diversos subsistemas funcionando de maneira complementar, sendo a qualificação  para a obtenção do certificado de “produto orgânico” apenas uma etapa do processo.

O tempo necessário para tal processo e as  dificuldades enfrentadas  dependerão da adoção anterior de práticas convencionais (período e intensidade). A transição só será completa quando forem  inseridos/aplicados conceitos de proteção do solo, manejo da fertilidade do solo, manejo da agrobiodiversidade e respeito aos ciclos naturais. O ponto de partida no processo de conversão é o diagnóstico para identificações dos aspectos favoráveis e desfavoráveis  à sustentabilidade da atividade orgânica na propriedade.

O processo pode  ocorrer de forma radical e imediata em toda a unidade produtiva, radical em parte da unidade produtiva, ou gradual. Podendo variar conforme  cenários diferentes, as etapas sugeridas  são: racionalização e substituição de insumos, diversificação e integração de explorações, redesenho da paisagem e sistemas complexos.

CI Orgânicos, Vanessa Werneck
Acessado em: 26/12/2011

Conteúdo completo disponível em: http://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/viewFile/8803/4945

FEIDEN, A.; ALMEIDA, D.L.; VITOI, V.; ASSIS, R.L.; Processo de conversão de sistemas de produção convencionais para sistema de produção orgânica. Embrapa. Caderno de ciência e tecnologia CC&T. Brasília, v.19, n.2, p.179-204, maio/ago 2002.

 

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.