Conversão de sistemas de produção convencionais para sistemas orgânicos

No presente trabalho , as experiências dos autores com o processo de conversão da agricultura convencional para a orgânica, aliadas a outras experiências conhecidas, servirão de subsídios para técnicos e agricultores em processos de conversão. Este procedimento objetiva a mudança dos sistemas de produção convencionais para sistemas agrícolas que funcionem como um agroecossistema harmônico e integrado, com os diversos subsistemas funcionando de maneira complementar, sendo a qualificação para a obtenção do certificado de “produto orgânico” apenas uma etapa do processo.
O tempo necessário para tal processo e as dificuldades enfrentadas dependerão da adoção anterior de práticas convencionais (período e intensidade). A transição só será completa quando forem inseridos/aplicados conceitos de proteção do solo, manejo da fertilidade do solo, manejo da agrobiodiversidade e respeito aos ciclos naturais. O ponto de partida no processo de conversão é o diagnóstico para identificações dos aspectos favoráveis e desfavoráveis à sustentabilidade da atividade orgânica na propriedade.
O processo pode ocorrer de forma radical e imediata em toda a unidade produtiva, radical em parte da unidade produtiva, ou gradual. Podendo variar conforme cenários diferentes, as etapas sugeridas são: racionalização e substituição de insumos, diversificação e integração de explorações, redesenho da paisagem e sistemas complexos.
CI Orgânicos, Vanessa Werneck
Acessado em: 26/12/2011
Conteúdo completo disponível em: http://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/viewFile/8803/4945
FEIDEN, A.; ALMEIDA, D.L.; VITOI, V.; ASSIS, R.L.; Processo de conversão de sistemas de produção convencionais para sistema de produção orgânica. Embrapa. Caderno de ciência e tecnologia CC&T. Brasília, v.19, n.2, p.179-204, maio/ago 2002.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.