Produtor de Orgânicos

Controle de pragas em hortas comunitarias.

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 19 de julho de 2013.
foto: CI Orgânicos

Hortas comunitárias normalmente estão localizadas em pequenas áreas; escolas, casas, no terraço de prédios e sacadas de apartamentos, em espaços públicos comunitários e, em terrenos baldios dentro dos limites das cidades.

“Neste tipo de atividade há preferência pelo cultivo de hortaliças de ciclo curto e de baixo investimento como, alface, couve, cebolinha, coentro, etc. Contudo, isso não elimina todos os problemas durante a condução da horta. Eventualmente, torna-se necessária a adoção de medidas de combate a pragas agrícolas, como insetos sugadores, formigas cortadeiras, lagartas, besouros, ácaros, lesmas e caracóis”. O controle das pragas pode ser um desafio para a produção de hortaliças, entretanto, várias medidas de controle, desde que realizadas de forma correta, mostram-se efetivas para proteção das plantas.

O uso de inseticidas e acaricidas químicos sintéticos para o controle de pragas, o público não dispõe do conhecimento técnico e não é recomendado em hortas urbanas, pois são conduzidas por famílias, escolas ou pequenas comunidades, que geralmente buscam a produção de alimentos saudáveis, livres de resíduos tóxicos e de baixo custo.

Download: Controle-pragas-hortas-urbanas-Embrapa
Fonte: Embrapa Hortaliças, Circular Técnica, 2009

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.