Controle de pragas em hortas comunitarias.

Hortas comunitárias normalmente estão localizadas em pequenas áreas; escolas, casas, no terraço de prédios e sacadas de apartamentos, em espaços públicos comunitários e, em terrenos baldios dentro dos limites das cidades.
“Neste tipo de atividade há preferência pelo cultivo de hortaliças de ciclo curto e de baixo investimento como, alface, couve, cebolinha, coentro, etc. Contudo, isso não elimina todos os problemas durante a condução da horta. Eventualmente, torna-se necessária a adoção de medidas de combate a pragas agrícolas, como insetos sugadores, formigas cortadeiras, lagartas, besouros, ácaros, lesmas e caracóis”. O controle das pragas pode ser um desafio para a produção de hortaliças, entretanto, várias medidas de controle, desde que realizadas de forma correta, mostram-se efetivas para proteção das plantas.
O uso de inseticidas e acaricidas químicos sintéticos para o controle de pragas, o público não dispõe do conhecimento técnico e não é recomendado em hortas urbanas, pois são conduzidas por famílias, escolas ou pequenas comunidades, que geralmente buscam a produção de alimentos saudáveis, livres de resíduos tóxicos e de baixo custo.
Download: Controle-pragas-hortas-urbanas-Embrapa
Fonte: Embrapa Hortaliças, Circular Técnica, 2009
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.