Produtor de Orgânicos

Composição de materiais orgânicos utilizados em produção de mudas

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de abril de 2013.
Embrapa Agrobiologica, RJ, foto: CI Orgânicos

O estudo quantifica o teor de nutrientes de 11 materiais potencialmente utilizáveis para produção de mudas, na Região Nordeste: bagaço de cana, cama de frango, casca de amendoim, casca de mamona, cinza de madeira, esterco bovino, mucilagem de sisal, polpa de mamona, tegumento de mamona, torta de algodão e torta de mamona.

Os resultados das análises mostram que houve diferenças significativas em todos os nutrientes, porém, as variações mais acentuadas ocorreram nos teores de nitrogênio, fósforo e potássio. Entre os onze materiais estudados, verificou-se que nenhum possui composição química suficiente para ser utilizado como único componente na composição de substratos para mudas, pois sempre há pelo menos um elemento em baixa concentração. Cinza de madeira, cama de frango e torta de mamona estão entre os materiais quimicamente mais ricos, enquanto o bagaço de cana e a mucilagem de sisal entre os mais pobres.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 29/03/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA/18364/1/COMTEC278.pdf

SEVERINO, L.S.; LIMA, R.L.S.; BELTRÃO, N.E.M. Composição Química de Onze Materiais Orgânicos Utilizados em Substratos para Produção de Mudas. MAPA. Campina Grande, 2006.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.