Comparação entre os sistemas orgânico e convencional da batata

O trabalho faz uma análise comparativa, a partir de indicadores técnicos e econômicos, entre o sistema de cultivo convencional e orgânico de batata comum, em quatro estabelecimentos orgânicos na região metropolitana de Curitiba. A falta de variedades com maior rusticidade e resistência a patógenos e a produção de batata-semente foram identificadas como os maiores entraves ao sistema orgânico.
A pesquisa revelou que a produtividade média da batata obtida pelo sistema convencional é o dobro da obtida pelo sistema orgânico, no entanto, os gastos com insumos foram, em média, 81% superiores no sistema convencional. Já os preços recebidos pelo produtor orgânico foram, em média, 90% superiores à remuneração do produtor convencional e, apesar da menor produtividade da bata orgânica, a relação benefício/custo no sistema orgânico foi superior à do convencional, gerando renda líquida adicional de cerca de R$ 2 mil/hectare. A conclusão é que no cultivo orgânico há maior eficiência de mercado do que eficiência técnica. Recomenda-se o investimento em pesquisa para melhorar a eficiência produtiva do sistema.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 03/05/2013
Conteúdo completo disponível em: http://www.iapar.br/arquivos
MEDAETS, J.P.P.; MEDEIROS, J.X. A ação coletiva no controle da qualidade da produção orgânica familiar: análise comparativa entre a certificação por auditoria externa e a certificação participativa em rede. Cuiabá, 2004.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.