Produtor de Orgânicos

Comparação entre os sistemas orgânico e convencional da batata

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 9 de maio de 2013.

 

foto: CI Orgânicos

O trabalho faz uma análise comparativa, a partir de indicadores técnicos e econômicos, entre o sistema de cultivo convencional e orgânico de batata comum, em quatro estabelecimentos orgânicos na região metropolitana de Curitiba. A falta de variedades com maior rusticidade e resistência a patógenos e a produção de batata-semente foram identificadas como os maiores entraves ao sistema orgânico.

A pesquisa revelou que a produtividade média da batata obtida pelo sistema convencional é o dobro da obtida pelo sistema orgânico, no entanto, os gastos com insumos foram, em média, 81% superiores no sistema convencional.  Já os preços recebidos pelo produtor orgânico foram, em média, 90% superiores à remuneração do produtor convencional e, apesar da menor produtividade da bata orgânica, a relação benefício/custo no sistema orgânico foi superior à do convencional, gerando renda líquida adicional de cerca de R$ 2 mil/hectare. A conclusão é que no cultivo orgânico há maior eficiência de mercado do que eficiência técnica. Recomenda-se o investimento em pesquisa para melhorar a eficiência produtiva do sistema.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin

Acessado em: 03/05/2013

Conteúdo completo disponível em:  http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/Darolt%20-%20BatataOrganica%20FINAL.pdf

MEDAETS, J.P.P.; MEDEIROS, J.X. A ação coletiva no controle da qualidade da produção orgânica familiar: análise comparativa entre a certificação por auditoria externa e a certificação participativa em rede. Cuiabá, 2004.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.