Produtor

Caderno de Campo preparado pela CPorg/RS

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de outubro de 2020.

Caderno-de-Campo-CPorg/RS

Este Caderno de Campo, realizado pela CPorg/RS, é um instrumento para ajudar a potencializar as atividades agrícolas respeitando os ritmos da natureza, observando especialmente o ciclo lunar. O caderno tem como principal referência o Calendário Agrícola Lunar, idealizado pela agricultora alemã Maria Thun, a partir dos princípios da Agricultura Biodinâmica.

Além das indicações desse Calendário Agrícola Lunar, existem espaços específicos para o agricultor fazer suas anotações das atividades realizadas no dia a dia, tais como aquisição de insumos, plantio, colheita, troca e venda de produtos, e eventos climáticos adversos e outras informações relevantes.

É dever legal do agricultor manter atualizado o seu plano de manejo, assim como, os registros no caderno de campo. No caso do agricultor possuir mais de uma unidade de produção cadastrada, deverá preencher um caderno de campo para cada unidade de produção. Todos estes documentos e registros deverão ser guardados por um período mínimo de 5 (cinco) anos.

O caderno apresenta as seguintes informações e legendas:
1) Dias e horários indicados para raizes e tubérculos, folhas, flores, caules e frutos e sementes. 
2) Períodos da lua ascendente e descendente. As épocas de transplante, estão situadas abaixo da página semanal.
3) As fichas anexas de controle de compra e aplicação de insumos, colheita e comercialização não devem ser preenchidas no caderno. Elas devem ser fotocopiadas, preenchidas em separado e guardadas juntamente com o caderno.

Base legal

Instrução Normativa no 46, de 06 de outubro de 2011, alterada pela Instrução Normativa no 17, de 18 de junho de 2014.

“Art. 7o A unidade de produção orgânica deverá possuir documentos e registros de procedimentos de todas as operações envolvidas na produção.

Parágrafo único. Todos os documentos e registros deverão ser mantidos por um período mínimo de 5 (cinco) anos”.

Para mais informações consulte:

Calendário Agrícola do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA Calendário Biodinâmico/Agenda Astronomico/Agricola – Associação Biodinâmica Site do Mapa: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos

Caderno de campo / elaboração: [et al.]. – Porto Alegre : CPOrg/RS, 20.

Veja o Caderno do Campo:Caderno_Campo_2020_21

Tags: , .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.