Produtor de Orgânicos

Cadeia produtiva de frutas orgânicas

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 8 de janeiro de 2013.

O trabalho teve por objetivo caracterizar, descrever e analisar de forma crítica a cadeia produtiva de frutas orgânicas do Estado de São Paulo – com foco no morango – assim como desenhar, descrever e identificar seus principais pontos fortes e fracos e as interrelações entre os elos da cadeia, propondo ações de melhoria. Para atingir aos objetivos, realizou-se um estudo exploratório com produtores de frutas orgânicas e empresas envolvidas ou relacionadas de alguma forma com este mercado. Em seguida, uma pesquisa qualitativa e descritiva buscou elementos para o desenho e descrição da cadeia produtiva. A logística foi identificada como um dos elos mais fracos da cadeia, assim como a falta de integração entre alguns elos e a pouca informação por parte dos consumidores.

Com base nas evidências, foram sugeridas melhorias, entre elas a padronização, o aumento da escala de produção e a maior cooperação entre os envolvidos. Para contornar os problemas resultantes da concentração das vendas aos supermercados, são recomendadas formas alternativas de comercialização. Os autores esperam, com o trabalho, que todos os elos da cadeia possam conhecer os principais entraves à fruticultura orgânica e que procurem cada vez mais contribuir não só para o aprimoramento da cadeia como um todo, mas, também, com a própria saúde e de todos aqueles que participam dela.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 03/12/2012

cadeia-frutas-SP

Conteúdo completo disponível em:
http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/Publicacoes/Jovens_Pesquisadores/05/3.5.05.pdf

COUTO, E.X.; HYUN, M.J.; IOSHIDA, P.L.K.  Caracterização, descrição e análise da cadeia produtiva de frutas orgânicas no Estado de São Paulo. Mackenzie. São Paulo, 2006.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.