Produtor de Orgânicos

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 5 de outubro de 2023.

O livro Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos é fruto de curso fornecido no inverno de 2022, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutrição Josué de Castro (UFRJ/INJC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO).

O livro Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos visa apoiar produtores orgânicos, registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na elaboração e adequação do manual de boas práticas e procedimentos operacionais padrão (POP) das unidades de processamento (vegetal, animal e cogumelos). Aborda os seguintes temas: estrutura física do estabelecimento e boas práticas ambientais, procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e utensílios; controle de pragas e vetores, manejo de resíduos; qualidade da água; higiene e saúde dos manipuladores de alimentos, uso e origem dos ingredientes / matéria-prima /aditivos /ficha técnica / embalagens e rastreabilidade; controles operacionais essenciais do processo produtivo, rastreabilidade; documentação e registros obrigatórios. Além disso, apresentamos um check-list orientador para ser observado nas visitas de verificação da conformidade orgânica.

Confira abaixo o livro/e-book “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos”:

Esse E-book “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos” é fruto da articulação entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO- -RIO), Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ) e Associação de Agricultores Biológicos do estado do Rio de Janeiro (ABIO). A obra reúne resultados e experiências sistematizadas do projeto de Capacitação Técnica (TCT) em Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário e da Agroindústria do Estado do Rio de Janeiro (CAPACITAGRO) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) do Estado do Rio de Janeiro (ERJ) intitulado “Normas e regulamentações técnicas, circuitos curtos de comercialização no estado do Rio de Janeiro: monitoramento de políticas públicas e apoio a inclusão produtiva e comercial de produtores orgânicos e em transição agroecológica”, realizado com recursos do edital n.03/2021 FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e coordenado pela PESAGRO- -RIO; e, do projeto de extensão intitulado “Curso de formação de facilitadores e produtores para garantia de qualidade de alimentos orgânicos processados”, coordenado pelo INJC/UFRJ, com recursos do Programa institucional de fomento único das ações de extensão da UFRJ, Edital PROFAEX 2022.

A equipe envolvida na construção desse documento contou com 3 alunos de graduação do curso de nutrição da UFRJ sendo 1 bolsista de extensão, 2 bolsistas TCT FAPERJ para a PESAGRO, 1 pesquisadora da PESAGRO, 2 docentes do INJC/UFRJ. A interação com a ABIO, ocorreu via a coordenação técnica do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da ABIO e 1 técnica nutricionista, encarregada de promover as adequações às legislações da produção orgânica, mas também as legislações sanitárias dos processadores de alimentos orgânicos dos grupos SPG ABIO. O livro tem como finalidade reunir informações relevantes sobre boas práticas de fabricação (BPF) para alimentos orgânicos sintetizando o conteúdo e dúvidas abordadas no curso Boas Práticas no Processamento de alimentos orgânicos oferecido de forma remota aos membros da ABIO, de 22 de julho a 03 de agosto de 2022. A obra é composta por 10 capítulos, sendo 9 deles de perguntas e respostas correspondentes a cada aula realizada no curso que compreende: Estrutura física do estabelecimento e boas práticas ambientais; Procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e utensílios; Controle de pragas e vetores; Manejo de resíduos; Qualidade da água; Higiene e saúde dos manipuladores de alimentos; Ingredientes, matérias-primas e embalagens; Rastreabilidade e controles do processo produtivo e Documentação obrigatória e roteiro para a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Além disso, no capítulo 10 do E-book “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos” é apresentada uma proposta de Lista de Verificação para avaliação de unidades de processamento de orgânicos (UPAOrg), de autoria da equipe, para auxílio nas visitas de avaliação da conformidade orgânica nos grupos SPG ABIO. Diante das dificuldades que pequenas agroindústrias e pequenos produtores orgânicos (familiares ou não, que usam as cozinhas domésticas para processamento dos alimentos principalmente mulheres nas áreas urbanas) apresentam em cumprirem os requisitos legais das BPF, o curso foi proposto, por meio de estratégias promotoras do protagonismo e da apropriação dos conhecimentos pelos participantes, para atendimento aos regulamentos técnicos sanitários e de produção de alimentos orgânicos com vistas às melhorias das qualidades dos produtos e, consequentemente, o fornecimento de alimentos saudáveis.

Nesse sentido, buscou-se elaborar o E-book “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos”, como forma de registro do curso oferecido em 2022, bem como para fonte de consulta por diversos atores envolvidos com o processamento de alimentos orgânicos, quer sejam de origem vegetal ou animal. O curso foi oferecido para 34 membros da ABIO com carga horária de 20 horas. O público-alvo do curso foram produtores orgânicos membros do SPG da ABIO e/ou que comercializam nos espaços (feiras locais) coordenados pela ABIO, com escopo POV (Processamento de Origem Vegetal), POA (Processamento de Origem Animal) e cogumelos; bem como para facilitadores e coordenadores de grupos do SPG ABIO. Um pré-requisito para participação, er.a estar registrado no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como produtor orgânico (familiar ou não), ser técnico ou colaborador do SPG ABIO, envolvidos com os processos de avaliação da conformidade orgânica. A inscrição foi realizada previamente com o auxílio da coordenação técnica do SPG ABIO.

Os materiais didáticos utilizados no curso foram desenvolvidos pelos alunos, bolsistas, pesquisadores e professores da equipe na etapa de planejamento. O curso foi divulgado no grupo de WhatsApp® dos produtores e feirantes associados à ABIO e a inscrição foi feita por formulário online. As informações sobre o curso, resolução de dúvidas e compartilhamento de material ocorreram através de um grupo de WhatsApp® composto pela equipe e participantes. O conteúdo programático foi dividido em nove videoaulas, com duração de até 25 minutos, gravadas utilizando a plataforma de design Canva®. A cada semana se disponibilizou três videoaulas, por um canal restrito aos participantes no YouTube®. Posteriormente, as aulas eram discutidas nos encontros semanais on-line, às quartas feiras, no horário das 18:30 às 20:30 horas, pela plataforma Zoom®, para interação, esclarecimentos e dúvidas, sobre os conteúdos abordados nas videoaulas. O formato remoto possibilitou a participação do público que é majoritariamente do interior do ERJ e que teria dificuldade de participar caso o curso fosse presencial. Dois membros da equipe foram relatores do curso e registraram todas as dúvidas e discussões realizadas durante os encontros. Grande parte dos cursistas eram produtores orgânicos de alimentos processados de origem vegetal (83,3%), sendo a minoria produtores de alimentos de origem animal e cogumelos.

Para avaliação final do curso, os participantes responderam a um formulário online. Foram avaliados entre bom e excelente os quesitos: conteúdo do curso, material didático, atividades de ensino, instrumentos utilizados e palestrantes. Foi observado elevado interesse e motivação, com o compartilhamento de dúvidas e experiências, possibilitando troca de conhecimentos e saberes entre cursistas e equipe realizadora. Além disso, no último encontro foi pedido aos participantes que definissem o curso em uma palavra, sendo obtido as seguintes respostas: sensacional, fortalecimento, progresso, cooperação, fortalecedor, partilhar, estímulo, gratidão, segurança, persistência, respeito, amor, renovação, aprendizado, gratidão, partilha, sucesso, amplitude amorosa, união e consciência.

Os certificados foram emitidos para a equipe e para os cursistas pelo sistema de certificados digitais da Pró reitoria de Extensão – PR5/UFRJ. O curso teve repercussão em diferentes fóruns no ERJ, sendo solicitada a oferta de nova turma, para os membros da Comissão da Produção Orgânica do ERJ do MAPA (CPOrg-RJ/MAPA) e da Câmara Temática de Agricultura Orgânica e Agroecologia/Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CTAOAE/ CEDRUS) da SEAPPA.

Fonte: UFRJ/INJC/PESAGRO-RIO

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.