
Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos
O livro Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Orgânicos: manual para produtores e técnicos é fruto de curso fornecido no inverno de 2022, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutrição Josué de Castro (UFRJ/INJC) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO).

Europa: Setor orgânico apela aos Ministros da Agricultura priorizar inovação agroecológica
A inovação no melhoramento de plantas é necessária, mas não deve ser reduzida ao uso de tecnologias de edição genética, cujos alegados benefícios para a sustentabilidade são atualmente baseados em suposições. Além disso, um produto ou sistema de produção agrícola não deve ser declarado sustentável, apenas com base no uso de uma determinada variedade vegetal, muito menos de uma característica.”

USDA fortalece regras orgânicas
As regras também esclarecem a autoridade do NOP para supervisionar as atividades de certificação. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) fortaleceu o Programa Nacional de Produtos Orgânicos (NOP) com a publicação de regras atualizadas no Registro Federal em 19 de janeiro. A intenção das regras é reduzir a incidência de fornecedores vendendo produtos convencionais como orgânicos certificados.

Panorama da agricultura orgânica e dos agrotóxicos no Brasil: uma análise a partir dos censos 2006 e 2017
Uso de agrotóxicos e agricultura orgânica são temas bastante discutidos tanto no meio acadêmico como no meio social. Existe um debate relativamente antigo sobre o uso de agrotóxicos versus uma prática agrícola mais sustentável. Nessa esfera de diálogos sobre atividades mais saudáveis de agricultura, a agroecologia como ciência e a agricultura orgânica como prática têm peso bastante expressivo. Foi neste contexto que nasceu esta publicação.