Produtor de Orgânicos

Biofertilizante no cultivo orgânico de beterraba

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 16 de janeiro de 2013.
foto: CI Orgânicos

Hortaliça típica de climas temperados, a beterraba (Beta vulgaris L.), no estado do Rio de Janeiro, é mais cultivada na Região Serrana, em virtude do clima propício. Apesar dos altos preços do mercado, a produção de verão é problemática, principalmente devido a doenças fúngicas da folhagem e incidência de pragas em épocas de temperaturas elevadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do biofertilizante líquido Agrobio (resultante da digestão aeróbica de substratos orgânicos), desenvolvido pela Pesagro, no crescimento e produção de quatro cultivares de beterraba, submetidas a manejo orgânico, em duas épocas do ano, na Baixada Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Concluiu-se que o sistema orgânico proporcionou produtividade de tubérculos comercializáveis nos cultivos de inverno e primavera, respectivamente, similares aos dos sistemas de produção convencionais e que o biofertilizante Agrobio, pulverizado semanalmente, aumentou a produção de biomassa e de área foliar da cultura, mas não teve efeito significativo sobre a produção de tubérculos. Uma das vantagens do Agrobio é poder ser produzido pelo agricultor, gerando economia de insumos importados e otimizando o aproveitamento dos recursos disponíveis na propriedade.

CI Orgânicos, Paula Guatimosim
Acessado em: 21/12/12

biofertilizante-beterraba

Conteúdo completo disponível em: http://www.editora.ufrrj.br/rcv2/vida24-2/11.pdf

CASTRO, M. C.; ARAÚJO, P. A.; RIBEIRO, D. R. L.; ALMEIDA, L. D. Efeito de biofertilizante no cultivo orgânico de quatro cultivares de beterraba na baixada metropolitana do Rio de Janeiro. Rev. Univ. Rural,  v. 24, n.2. Seropédica, 2004.

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.