Produtor de Orgânicos

Biofertilizante no cultivo orgânico de beterraba

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 16 de janeiro de 2013.
foto: CI Orgânicos

Hortaliça típica de climas temperados, a beterraba (Beta vulgaris L.), no estado do Rio de Janeiro, é mais cultivada na Região Serrana, em virtude do clima propício. Apesar dos altos preços do mercado, a produção de verão é problemática, principalmente devido a doenças fúngicas da folhagem e incidência de pragas em épocas de temperaturas elevadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do biofertilizante líquido Agrobio (resultante da digestão aeróbica de substratos orgânicos), desenvolvido pela Pesagro, no crescimento e produção de quatro cultivares de beterraba, submetidas a manejo orgânico, em duas épocas do ano, na Baixada Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Concluiu-se que o sistema orgânico proporcionou produtividade de tubérculos comercializáveis nos cultivos de inverno e primavera, respectivamente, similares aos dos sistemas de produção convencionais e que o biofertilizante Agrobio, pulverizado semanalmente, aumentou a produção de biomassa e de área foliar da cultura, mas não teve efeito significativo sobre a produção de tubérculos. Uma das vantagens do Agrobio é poder ser produzido pelo agricultor, gerando economia de insumos importados e otimizando o aproveitamento dos recursos disponíveis na propriedade.

CI Orgânicos, Paula Guatimosim
Acessado em: 21/12/12

biofertilizante-beterraba

Conteúdo completo disponível em: http://www.editora.ufrrj.br/rcv2/vida24-2/11.pdf

CASTRO, M. C.; ARAÚJO, P. A.; RIBEIRO, D. R. L.; ALMEIDA, L. D. Efeito de biofertilizante no cultivo orgânico de quatro cultivares de beterraba na baixada metropolitana do Rio de Janeiro. Rev. Univ. Rural,  v. 24, n.2. Seropédica, 2004.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.