Agroecologia, agricultura orgânica e relações com o mercado

O artigo–propõe uma discussão sobre a agricultura orgânica e as relações com o mercado nas organizações de produtores, buscando identificar as oportunidades de agregação de valor aos produtos. Foram analisadas as percepções e os significados atribuídos pelos agricultores de sete organizações em três Estados da Região Sul do Brasil às diferentes estratégias de comercialização adotadas pelas organizações nas quais estão inseridos. Como apoio à análise, utilizou-se a Teoria Institucional, bem como os conceitos de Agroecologia e as definições de Agricultura Orgânica. Foi possível identificar o sentido das relações com o mercado na agricultura orgânica.
As referências para esse processo de institucionalização estão baseadas na construção social da noção de qualidade dos alimentos, destacando-se os valores associados à biodiversidade (sustentabilidade) e ao acesso aos mercados (autenticidade), aspectos que se vinculam à abordagem da segurança alimentar.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 28/04/2013
Conteúdo completo disponível em: http://www.revistas.usp.br/agraria/article/view/130/130
SCHULTZ,G. Agroecologia, agricultura orgânica e institucionalização das relações com o mercado nas organizações de produtores do sul do Brasil. Centro Universitário Univates. São Paulo, 2007.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.