
Educação e Produção de Saberes no Campo.
“Tecnologias Sociais em Segurança Alimentar e Nutricional” teve como objetivo identificar tecnologias e inovações sociais na área de produção, manipulação e conservação de alimentos, com base em experiências de produção agroecológica e técnicas sustentáveis de produção em Assentamentos da Reforma Agrária e promover a formação e aprimoramento técnico por atividades de ensino e ação extensionista em curso de extensão em Agroecologia.

Segurança Alimentar é debate TV ALERJ
Segurança alimentar, agricultura familiar, agronegócio brasileiro, desemprego e impactos do Coronavírus (COVID-19) no agro, fizeram parte do debate sobre Segurança Alimentar na TV ALERJ. Confira!

Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais
O objetivo do material é demonstrar que todas as escolas podem ter hortas com PANC, em diferentes dimensões e condições, adequadas a cada realidade, e que a natureza e a agroecologia podem proporcionar abundância alimentar, quando integradas ao cotidiano das escolas, capaz de enriquecer a alimentação dos alunos, o processo de aprendizado, as relações humanas e a cidade.

Soberania e Segurança Alimentar na Construção da Agroecologia
A construção de práticas e estratégias que permitam a garantia de uma alimentação adequada e saudável de forma justa e solidária para a humanidade.

Agricultura orgânica e produção integrada: diferenças
Cartilha produzida pela Embrapa Agrobiologia que aborda entre outros temas: aspectos da regulamentação no Brasil; agricultura orgânica, legislação etc.

Agroecologia, agricultura orgânica e relações com o mercado
O artigo propõe uma discussão sobre a agricultura orgânica e as relações com o mercado nas organizações de produtores, buscando identificar as oportunidades de agregação de valor aos produtos.

Agroecologia garantindo a segurança alimentar
O caderno “Agroecologia – garantindo a segurança alimentar” pretende contribuir para o debate no contexto político desse direito humano básico, para que se cumpram os outros direitos da Declaração das Organizações Unidas e dos Objetivos do Milênio, entre as quais se destaca o combate à fome no mundo, que passa pelos hábitos alimentares de cada um.

Produtos Sustentáveis na alimentação escolar: o PNAE no Paraná
Por fim, o autor enumera alguns desafios e perspectivas para o PNAE, tais como: o entendimento, por parte do poder público, sobre a importância do alimento agroecológico na alimentação escolar (vontade política); formação e capacitação de nutricionistas, merendeiras etc.

Boas Práticas Agrícolas na Fruticultura
A segurança alimentar abrange cuidados desde a lavoura até a manipulação da fruta pós-colheita. Assim sendo, a cartilha inclui recomendações relativas à escolha do local para a implantação do pomar, ao uso da água, adubos orgânicos, etc.