A agricultura orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor

Os autores partem do princípio que a demanda mundial crescente por alimentos mais saudáveis é um dos propulsores da agricultura orgânica, considerada uma das alternativas de renda para os pequenos produtores.
Abordando diferentes correntes da agricultura alternativa, o trabalho foca em profundidade a situação atual e perspectivas do mercado interno e externo de produtos orgânicos; as condições de certificação e comercialização desses produtos no país e a legislação que disciplina esses processos; e as vantagens e dificuldades que os pequenos agricultores têm na adoção da agricultura orgânica como estratégia de produção.
Além disso, apresentam sugestões de ações que caberiam ao setor público e aos pequenos agricultores para que a oportunidade da agricultura orgânica possa ser mais bem aproveitada, ampliando seu consumo, inclusive, pela população de baixa renda, talvez por meio do chamado comércio justo ou ético.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 22/11/2012
Fonte: PKP
CAMPANHOLA, C.; VALARINI, P.J. A Agricultura Orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor. Embrapa Meio Ambiente. Brasília, 2001.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.