Produtor de Orgânicos

Diagnóstico Rural Participativo, Casimiro de Abreu, RJ

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de Março de 2014.

 

foto: CI Orgânicos

O presente documento reúne o conjunto de registros elaborados na oficina de planejamento estratégico rural, baseada na metodologia de Diagnóstico Rural Participativo (DRP), realizada na Fundação Municipal de Casimiro de Abreu (Sítio Agrícola). As informações contidas nos registros são fruto dos trabalhos realizados com agricultores/as das diferentes localidades do município durante a oficina dos dias 10 e 11 de março do ano de 2012.

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. Desta maneira, os participantes podem compartilhar experiências e analisar os seus conhecimentos, a fim de melhorar as suas habilidades de planejamento e ação.

Na realização da oficina obteve-se respostas que surgiram justamente da compreensão dos/as agricultores/as frente à realidade que os/as cerca. Foram utilizadas seis ferramentas da metodologia DRP pela equipe técnica.
Nesse contexto, a oficina foi elaborada a partir da demanda da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), por meio do seu projeto “Centro de Inteligência em Orgânicos”, para apoiar processos de desenvolvimento e fortalecimento de agricultores orgânicos ou em transição agroecológica.

Leia on-line:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.