Produtor de Orgânicos

Planejamento Estratégico Rural, Macaé, RJ

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de março de 2014.

 

foto: CI Orgânicos

O presente documento reúne o conjunto de registros elaborados na oficina de planejamento estratégico rural, realizada no município de Macaé – RJ nos dias 14 e 15 de abril do ano de 2012. O objetivo da oficina foi identificar, de forma participativa, os requisitos necessários para fortalecer a produção orgânica ou aquela em processo de transição agroecológica no distrito de Arraial do Sana, do referido município. A oficina de planejamento estratégico rural foi baseada na metodologia de Diagnóstico Rural
Participativo (DRP).

O principal resultado do calendário agrícola foi identificar a problemática do excesso de produção em um período sem demanda do principal comprador, a prefeitura de Macaé, devido ao período de férias escolares (merenda escolar), neste sentido foi possível pensar ações para agregar valor aos produtos com a
agroindustrialização e manter os lucros neste período. No fluxograma de comercialização a figura do atravessador já começa a perder espaço para o PNAE, isso é um grande passo para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Como principal resultado da elaboração da árvore de problemas foi evidenciado um sentimento muito forte em se organizarem com o objetivo de melhorar as condições do comércio, principalmente não depender mais da figura do atravessador que desvaloriza os produtos e exigir da prefeitura melhorias nas condições das estradas. Como resultado da análise FOFA ficou evidenciado que as fortalezas levantadas pelo grupo na verdade são oportunidades que o município oferece aos moradores da região (Programa Rio Rural; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Apoio da Secretaria Municipal de Agroeconomia; EMATER; Escola; Transporte escolar; Posto médico; Turismo; Conselho Gestor da APA;) e as fraquezas estão fundamentadas em problemas relacionados a fatores externos ao grupo (Estradas; Escoamento da produção; Legislação ambiental (desconhecimento dos direitos e deveres); Assistência técnica e novas tecnologias) e somente dois fatores realmente internos, a acidez e baixa fertilidade do solo.

Na matriz de planejamento do futuro desejado o grupo discutiu a organização de uma associação, item priorizado logo no início das atividades e principal desejo e necessidade do grupo.

Leia on line: DRP, Macaé:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.