TerraSana: produtos orgânicos deliciosos e puros
Kees Barnhard é o fundador da TerraSana , uma produtora e distribuidora holandesa de produtos orgânicos. Em 1989, ele embarcou em uma missão: levar comida orgânica de verdade para todas as mesas. O que começou como uma visão única acabou se tornando inovador. E seu amor inato por comida pura sem aditivos está no coração da “alimentação positiva”, o lema da TerraSana.
A TerraSana é pioneira na indústria de alimentos orgânicos desde sua fundação em 1979. Quais valores pessoais ou sociais inspiraram você a começar esta empresa?
Há 40 anos, Kees plantou as sementes para a TerraSana. Como filho de um merceeiro, ele aprendeu desde cedo como o sabor puro e o que os alimentos orgânicos fazem às pessoas e à natureza. Seu amor inato por alimentos puros sem aditivos é o coração da alimentação positiva. A TerraSana não cabe mais no sótão onde começou, mas ainda é um negócio familiar de pessoas que compartilham o DNA da alimentação positiva.
Esta é a nossa promessa aos nossos clientes. Nós garantimos que comer orgânico se torne moleza para todos! Queremos ser a sua escolha quando se trata de comida que é tão boa para você quanto para o planeta. Ao mesmo tempo em que informamos o que exatamente há nos produtos. Ser 100% vegano é o nosso objetivo. Ao mesmo tempo em que ajudamos você em sua jornada vegana, já estamos bem encaminhados para apresentar a todos na Europa alimentos orgânicos de pequenos produtores com experiência. Produtores de todo o mundo!
Não se preocupe se você escolher TerraSana. O lado bom é que nossas escolhas estão ficando mais claras. Como resultado, você sabe o que esperar quando compra um produto TerraSana. Nós selecionamos cada novo produto extensivamente com toda a equipe. Nós descobrimos, provamos e escolhemos conscientemente. Isto é o que procuramos quando experimentamos novos produtos:
- Puro: apenas ingredientes que realmente precisam estar lá
- À base de plantas
- Sem açúcares refinados
- Colaborações com agricultores e empresas em que podemos confiar
Como você mantém os mais altos padrões de qualidade e integridade de fornecimento para sua gama de produtos tão diversificada?
Temos colaborado com fornecedores de produtos que oferecemos há anos, como nossa extensa linha japonesa com mais de 100 itens diferentes. Essa parceria remonta aos anos 90 e tem sido consistente entre vários fornecedores, incluindo leite de coco, macarrão, xarope de bordo e muito mais. Quando decidimos expandir nossa linha asiática/oriental, nossa equipe de compras embarcou em uma busca por novos fornecedores. Esses fornecedores fornecem produtos diretamente de seu país de origem, muitas vezes adaptados ligeiramente para o gosto dos consumidores europeus, como redução de tempero. Essa jornada envolve estabelecer relacionamentos de longo prazo, codesenvolver produtos, testes extensivos com clientes e o envolvimento ativo do nosso departamento de qualidade. Quando necessário, visitamos esses locais para garantir a adesão aos nossos padrões de qualidade.
Como o crescimento do movimento de alimentação vegana/à base de plantas influenciou sua perspectiva pessoal sobre alimentação sustentável?
Uma parte significativa do nosso sortimento era à base de plantas há anos. No entanto, quatro anos atrás, estabelecemos a meta de oferecer toda a nossa linha como à base de plantas. Na TerraSana, nosso princípio fundamental é introduzir produtos que sejam benéficos para as pessoas e para o planeta. Acreditamos fortemente no conceito de colher o que você planta. Vemos a alimentação à base de plantas como o futuro, um meio de fazer a diferença no mundo, mesmo em um nível individual. Além disso, garantir que nossos produtos sejam deliciosos e tão puros quanto possível — usando ingredientes simples e descomplicados — continua sendo nossa principal prioridade. Essa abordagem torna nossos produtos acessíveis a todos.
Na TerraSana, nosso princípio fundamental é introduzir produtos que sejam benéficos tanto para as pessoas quanto para o planeta
Encontrar uma alternativa vegetal para alguns produtos tem sido desafiador porque nos recusamos a abrir mão dos sabores que os consumidores conhecem e amam. Às vezes, levamos anos para buscar alternativas para produtos que contêm leite ou queijo naturalmente, como chocolate, pesto tradicional ou pimentões recheados com cream cheese. Discutimos nossos desejos e requisitos com os fornecedores, testando amostras às cegas para garantir que o sabor seja a prioridade. Um produto deve realmente entregar sabor — ele só é considerado bom o suficiente quando é um substituto 100% satisfatório e digno.
Acreditamos firmemente que adotar uma dieta baseada em vegetais pode resolver os problemas globais de mudança climática, má qualidade do solo, poluição da água e emissões excessivas de nitrogênio. Cerca de 70% das terras agrícolas do mundo são utilizadas para produzir ração para gado, que é eventualmente consumida por humanos após o abate. Reconhecendo a agricultura orgânica como uma solução para as facetas que contribuem para a mudança climática e entendendo que consumir produtos à base de vegetais é melhor para os animais, humanos e o meio ambiente, nos comprometemos a fazer a transição de todos os produtos não à base de vegetais em nosso sortimento para alternativas à base de vegetais.
Fazer a mudança para totalmente à base de plantas, mantendo nossos altos padrões, é incrivelmente desafiador. No entanto, isso se torna possível para muitos produtos eventualmente. Veja, por exemplo, nossos chocolates; eles serão 100% veganos em alguns meses. Isso nos traz imensa alegria porque não comprometemos o sabor. É gratificante e inovador quando os testadores não veganos preferem os chocolates veganos. Uma vez convencidos, conduzimos testes com clientes. Se todos compartilharem nosso entusiasmo, tomamos a decisão de mudar.
Atualmente, 99,7% do nosso sortimento é à base de plantas e, até 2024, pretendemos atingir 99,9% com os produtos que oferecemos. Além disso, estamos trabalhando incansavelmente para garantir que os quatro produtos restantes também se tornem ofertas à base de plantas no futuro.
O que você pode nos contar sobre suas iniciativas de sustentabilidade, indo além dos produtos?
Além dos nossos produtos orgânicos, estamos tomando outras medidas, que pretendemos reforçar com a certificação B-Corp, que deve ser concedida a nós no início de 2024. A Certificação B Corp é uma designação de que uma empresa está atendendo a altos padrões de desempenho verificado, responsabilidade e transparência em fatores que vão desde benefícios aos funcionários e doações de caridade até práticas da cadeia de suprimentos e materiais de entrada. Para obter a certificação, uma empresa deve:
- Demonstrar alto desempenho social e ambiental alcançando uma pontuação de avaliação de impacto B de 80 ou mais e passando por uma revisão de risco.
- Assuma um compromisso legal mudando sua estrutura de governança corporativa para ser responsável perante todas as partes interessadas, não apenas os acionistas, e alcance o status de corporação beneficente, se disponível em sua jurisdição.
- Demonstre transparência permitindo que informações sobre seu desempenho medido em relação aos padrões do B Lab sejam disponibilizadas publicamente em seu perfil B Corp no site do B Lab.
À medida que os líderes no movimento para a mudança dos sistemas econômicos, as B Corps colhem benefícios notáveis. Elas constroem confiança com consumidores, comunidades e fornecedores; atraem e retêm funcionários; e atraem investidores alinhados à missão. Como são obrigadas a passar pelo processo de verificação a cada 3 anos para recertificação, as B Corps são, por definição, também focadas na melhoria contínua, levando à sua resiliência de longo prazo.
Além da B-Corp e nossos produtos, temos iniciativas de sustentabilidade implementadas em nosso escritório, centro de distribuição e locais de produção:
- Painéis solares instalados em nossos telhados para gerar uma parte de nossas necessidades energéticas
- Uso de iluminação LED
- Isolamento extra em nossos telhados
- Implementação de uma bomba de calor para o nosso centro de distribuição
- Fornecimento de frutas orgânicas para nossos funcionários
- Utilização exclusiva de produtos de limpeza orgânicos nas nossas instalações
- Utilização de papel certificado pelo FSC em impressoras, tendo reduzido o número de impressoras de escritório para 2 para promover um ambiente mais sem papel
- Caso um produto não possa ser vendido, nós o doamos ao Banco de Alimentos, às famílias que recebem caixas gratuitas semanais ou aos Herenboeren que utilizam os produtos/matérias-primas para seu gado.
O que significa ter uma alimentação positiva?
A alimentação positiva incorpora muitos aspectos da nossa marca. É sobre desfrutar de boa comida juntos e fazer as escolhas certas para você, seu entorno e o planeta. Alimentos orgânicos são, claro, nosso ponto de partida; são “positivos” para nós porque nos permitem fazer uma contribuição positiva para o nosso futuro coletivo e o futuro da Terra. Além disso, optamos pela “alimentação positiva” criando produtos puros, honestos e à base de plantas. Não adicionamos nada às nossas receitas que não pertença, garantindo que a “alimentação positiva” seja sempre deliciosa. Como enfrentamos desafios tão significativos, desenvolvemos um manifesto que se concentra em “Escolha o positivo”. Veja abaixo:
“Por mais de 35 anos, temos feito o que acreditamos – produzindo alimentos orgânicos com cuidado e respeito pela mãe natureza. Acreditamos que você recebe o que dá. Agora, o que escolhemos dar é mais importante do que nunca.
Escolha o positivo. Escolha a mãe natureza. Se cuidarmos dela, ela cuidará de nós. Cuidar da natureza é parte integrante da nossa filosofia alimentar. Assim como uma ideia de produto começa como uma semente e cresce até se tornar um produto florescente, nós dedicamos um tempo para fazer escolhas que se harmonizem com a natureza. Para nós, isso significa principalmente ser orgânico. Porque um pedaço orgânico de terra é um pedaço saudável de terra. Quanto mais investimos em orgânico hoje, mais saudável tornamos o solo para amanhã. Se você der à terra alimentos saudáveis, receberá alimentos saudáveis em troca.
Mas não fazemos o suficiente. Nossa terra, nosso lar, está enfrentando desafios. E isso nos afeta, a todos nós. Isso nos motiva ao mesmo tempo. Sabemos que nossas escolhas afetam o futuro da Terra, e é exatamente por isso que acreditamos em fazer a diferença juntos.
Em 1989, a TerraSana embarcou em uma missão: levar comida orgânica de verdade para cada mesa de jantar. Não apenas pelo sabor puro e pela sua saúde, mas também pela pequena pegada ecológica. Para que a Terra tenha um futuro lindo, e possamos continuar celebrando todos os momentos que importam na vida juntos.
O que começou como uma visão única acaba se tornando pioneiro. Tornamos a alimentação orgânica acessível – comida sem concessões, como parte da sua vida cotidiana. Porque o que você coloca em seu corpo determina em parte como seu corpo funciona. E porque o que você tira do solo, como você trata esse solo, determina como a terra continua a funcionar.
Vamos fazer da alimentação honesta a norma. A comida nos une, e isso é algo que devemos fazer juntos. Você se junta a nós? Escolha positivo!”
A alimentação positiva incorpora muitos aspectos da nossa marca. É sobre desfrutar de boa comida juntos e fazer as escolhas certas para você, seu entorno e o planeta
Nosso objetivo é transmitir com esta mensagem quem somos e o que nós, como marca, aspiramos alcançar para o nosso futuro coletivo. Afinal, a Terra é o nosso futuro!
É também por isso que escolhemos começar a reformular nosso logotipo há dois anos, visando apresentar mais coerência em todas as diversas categorias em que operamos. Nosso objetivo é garantir que os consumidores reconheçam a marca TerraSana e, independentemente de ser kuzu, leite de coco ou alcaçuz, eles possam confiar em sua qualidade. Em todos os nossos materiais de comunicação, utilizamos o logotipo ao lado do globo distinto. Em nossa embalagem, exibimos com destaque os pontos de venda exclusivos, destacando os motivos pelos quais alguém deve escolher nossos produtos.
O setor de alimentos orgânicos tem visto crescimento e mudanças significativas ao longo dos anos. Como você descreveria a situação atual?
O mercado orgânico tem visto um crescimento significativo ao longo dos anos em geral. No entanto, esse crescimento não se origina somente de lojas orgânicas em todos os países onde operamos; ele também decorre do varejo convencional, onde mais consumidores estão comprando produtos orgânicos. Curiosamente, qualquer escândalo alimentar nos últimos anos levou a uma demanda maior por produtos orgânicos, pois eles representam confiança devido às regulamentações rigorosas que regem a produção orgânica.
O início da guerra na Ucrânia no ano passado levou ao aumento dos preços de matérias-primas e energia. Consequentemente, algumas empresas implementaram aumentos de preços, enquanto os consumidores enfrentaram incertezas sobre sua renda disponível após o ajuste a novos contratos ou preços de energia. No final de 2022 e no início de 2023, observamos os consumidores se tornando mais cautelosos, gastando menos em lojas especializadas em orgânicos. Essa tendência foi perceptível em todos os países onde operamos. Com as pessoas se acostumando a custos de vida mais altos e preços de energia ligeiramente menores, há uma sensação de otimismo retornando, embora ainda não em todas as regiões. Muitas pequenas lojas orgânicas na Alemanha e na França fecharam e estão enfrentando sérias dificuldades. Além disso, com uma taxa de inflação de cerca de 10%, a vida se tornou significativamente mais cara para os consumidores.
Felizmente, este ano, devido aos custos reduzidos de frete marítimo e taxas de câmbio mais favoráveis em nossas compras, conseguimos reduzir os preços de nosso sortimento de leite de coco, bordo e Japão. Isso teve como objetivo encorajar atacadistas e lojas a seguirem o exemplo, na esperança de que os consumidores voltassem a comprar mais produtos. Além disso, esperamos que nossos colegas também tomem medidas semelhantes, pois isso beneficia a todos nós quando os consumidores percebem que podem comprar mais pelo mesmo valor, resultando, em última análise, em maiores vendas de produtos orgânicos em toda a cadeia.
Autor: Oriol Urrutia, Co-Editor
Fonte: Bioeco Actual
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Manual Como produzir tomate orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura: