Produtor de Orgânicos

Soberania e Segurança Alimentar na Construção da Agroecologia

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de dezembro de 2013.

 

foto: CI Orgânicos

A construção de práticas e estratégias que permitam a garantia de uma alimentação adequada e saudável de forma justa e solidária para a humanidade têm sido um desafio permanente no caminho das organizações e movimentos sociais.

O alimento, como um dos principais mediadores da relação do ser humano com a natureza, agrega dimensões que vão muito além de um produzir para comer. A primeira questão a ser levantada é produzir como? Que relações estabelecemos com a natureza neste processo de produção de alimentos?

O documento discute a construção de alternativas a valores, conceitos e princípios que parecem dados e consolidados na sociedade, que se buscaram resgatar entre as várias experiências conduzidas por associações e cooperativas de base, movimentos sociais e ONG’s, que apontassem caminhos para a construção da soberania e segurança alimentar a partir da prática da agroecologia em suas diversas dimensões.

Publicação da ANA, Articulação Nacional de Agroecologia – GT SSA/ANA – Grupo de Trabalho em Soberania e Segurança Alimentar da Articulação Nacional de Agroecologia .

Veja o documento: Agroecologia e SSAN

Fonte: Articulação Nacional de Agroecologia

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.