Produtor de Orgânicos

Produtividade de cultivares de morangueiro em cultivo orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de dezembro de 2012.
foto: CI Orgânicos

O experimento avaliou a produtividade de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.), cultivares Campinas, Dover e Princesa Isabel em sistema de cultivo orgânico, sem e com adubação de cobertura, na perspectiva de utilizá-los em programas de melhoramento. Verificou-se que a adubação de cobertura não influenciou a produtividade das cultivares, provavelmente devido à fertilidade disponível no solo em decorrência da adubação de plantio.

A cultivar Dover foi a que apresentou maior número de frutos comerciáveis, enquanto o peso total de morangos comerciáveis produzidos por Dover e Campinas não diferiu estatisticamente. A cultivar Princesa Isabel produziu frutos com peso médio significativamente maior. O ensaio permitiu concluir que as cultivares Campinas, Dover e Princesa Isabel se distinguem quanto à produtividade em sistema de cultivo orgânico, independentemente da adubação de cobertura, sendo potencialmente úteis em programas de melhoramento genético. O desempenho das cultivares permite indicá-las como genitores em programas de melhoramento visando ao cultivo orgânico.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 13/12/2012

Conteúdo completo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/hb/v21n2/a21v21n2.pdf

BARRELA, T. P.; CASALI, V. W. D.; CASTRO, R. L.; CRUZ, C. D.; SANTOS, R. H. S. Universidade Federal de Viçosa. Produtividade de cultivares de morangueiro em sistema de cultivo orgânico. Minas Gerais. 

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.