Produtor de Orgânicos

Produção de milho orgânico na agricultura familiar

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 29 de novembro de 2012.
foto: CI Orgânicos

Com 94% da produção proveniente da agricultura familiar e cultivado em topo o país, o milho é um cereal versátil, cultivado tanto para alimentação humana quanto animal, seja na forma de grão, silagem, milho verde, pipoca, conserva etc. Sua palha também é bastante utilizada para a confecção de cestarias e artesanato. Com grande flexibilidade, é bastante usado em sistemas de rotação, sucessão e consorciação. Os autores consideram que, embora os resultados de pesquisa indiquem o efeito benéfico de adubação orgânica no rendimento do milho, seu baixo valor de mercado é ainda um empecilho à adoção.

Concluem que muitos estudos ainda devem ser feitos para avaliação da adubação orgânica do milho, principalmente de forma participativa, com troca de experiências entre pesquisadores, produtores e extensionistas. Mas esperam que em pouco tempo haja uma grande evolução de sua produção dentro de princípios agroecológicos.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 22/11/2012

Fonte: Embrapa

ALVARENGA, R.C.; CRUZ, J.C.; CRUZ, I.; DUARTE, J.O.; FILHO, I.A.P.; KANZEN, E.A.; MARRIEL, I.E.; OLIVEIRA, M.F. Produção de milho orgânico na agricultura familiar. Embrapa. Brasília, 2006.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.