Produção agroecológica de suínos – alternativa sustentável para a pequena propriedade

A sustentabilidade é uma condição da agroecologia e implica, necessariamente, a associação e a sucessão animal e vegetal. Uma condição para a sustentabilidade é minimizar ou mesmo eliminar o uso de insumos provenientes de processos de síntese química. No caso dos suínos, isso é viável através da adoção de sistemas de produção que possam maximizar o uso da pastagem na alimentação dos suínos, que permitam a reciclagem de nutrientes diretamente no solo e em níveis que não impliquem poluição. Os autores destacam que apesar de os princípios gerais de sustentabilidade serem universais, para cada situação haverá uma alternativa compatível com a realidade social, econômica, ecológica e cultural.
O estudo considera que nos climas tropicais e subtropicais, como é o caso brasileiro, a criação de suínos ao ar livre é apropriada para as fases de reprodução e lactação, enquanto nas fases de crescimento e terminação, a criação sobre cama pode ser adequada. Se os dejetos orgânicos da criação de suínos forem manejados para fertilizar o solo, os problemas da poluição são superados. Isto leva também à reciclagem de nutrientes e promove um melhor balanço energético do sistema.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 03/07/2013
Conteúdo completo disponível em:
FILHO, L.C.P.M.F.; SILVEIRA, M.C.A.C.; HÖTZEL, M.J.; MACHADO, L.C. Produção agroecológica de suínos – uma alternativa sustentável para a pequena propriedade no Brasil. UFSC, Florianópolis, 2001.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.