Produtor de Orgânicos

Manejo da adubação verde com crotalária no consórcio com o quiabeiro

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 6 de novembro de 2012.

Comunicado Técnico da Embrapa Agrobiologia fornece o resultado da avaliação do impacto da poda e da roçada de Crotalaria juncea, cultivada em consórcio com o quiabeiro, no desempenho produtivo da hortaliça sob manejo orgânico de produção. O trabalho analisou três sistemas de cultivo.

Concluiu que o nível ideal de adubação com esterco bovino é na dose de 50 kg de N/ha, já que o experimento no qual se usou o dobro dessa quantidade proporcionou aumento de apenas 1% no número de frutos e na produtividade do quiabeiro. A adubação verde com crotalária em consórcio com a cultura do quiabeiro proporcionou aumento no número de frutos e na produtividade desta hortaliça benefício maximizado quando a leguminosa é podada e posteriormente roçada.

A conclusão é de que este tipo de manejo é positivo e promissor para a cultura do quiabeiro.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 08/10/2012

Conteúdo completo disponível em:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/598769/1/cot059.pdf

RIBAS, R.G.T.; JUNQUEIRA, R.M.; de OLIVEIRA, F.L.; GUERRA, J.G.M.; de ALMEIDA, D.L.; RIBEIRO, R.de L.D. Manejo da adubação verde com crotalária no consórcio com o quiabeiro sob manejo orgânico da Embrapa Agrobiologia. Comunicado Técnico 59. Seropédica, RJ, novembro, 2003.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.