Manejo da adubação verde com crotalária no consórcio com o quiabeiro
O Comunicado Técnico da Embrapa Agrobiologia fornece o resultado da avaliação do impacto da poda e da roçada de Crotalaria juncea, cultivada em consórcio com o quiabeiro, no desempenho produtivo da hortaliça sob manejo orgânico de produção. O trabalho analisou três sistemas de cultivo.
Concluiu que o nível ideal de adubação com esterco bovino é na dose de 50 kg de N/ha, já que o experimento no qual se usou o dobro dessa quantidade proporcionou aumento de apenas 1% no número de frutos e na produtividade do quiabeiro. A adubação verde com crotalária em consórcio com a cultura do quiabeiro proporcionou aumento no número de frutos e na produtividade desta hortaliça benefício maximizado quando a leguminosa é podada e posteriormente roçada.
A conclusão é de que este tipo de manejo é positivo e promissor para a cultura do quiabeiro.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 08/10/2012
Conteúdo completo disponível em:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/598769/1/cot059.pdf
RIBAS, R.G.T.; JUNQUEIRA, R.M.; de OLIVEIRA, F.L.; GUERRA, J.G.M.; de ALMEIDA, D.L.; RIBEIRO, R.de L.D. Manejo da adubação verde com crotalária no consórcio com o quiabeiro sob manejo orgânico da Embrapa Agrobiologia. Comunicado Técnico 59. Seropédica, RJ, novembro, 2003.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.