Introdução de mudas de árvore, gado, pastagem de capim marandu

É sabido que as árvores são necessárias para melhorar a produção, a qualidade e a sustentabilidade das pastagens. Elas acumulam quantidades substanciais de carbono, aumentam a biodiversidade, amenizam os estresses ambientais que podem prejudicar o desempenho e a produção dos animais, proporcionam ao produtor benefícios com a venda de produtos e serviços provenientes das espécies arbóreas , servem de alimento rico em proteína para o gado e aumentam a produção de leite. Tais efeitos são maiores quando utilizadas leguminosas arbóreas, que possuem a capacidade de fixar N do ar. Um dos entraves à maior presença de árvores em pastagens é a dificuldade para a introdução e o estabelecimento das mudas.
O manual descreve experimentos com a finalidade de selecionar espécies arbóreas de pouca aceitabilidade pelos animais, que, neste caso, deixam de cumprir o papel de contribuir para a alimentação do gado, principalmente se forem leguminosas, fonte rica em proteínas. Fezes bovinas têm diferentes utilidades, além dos usos tradicionais, como esterco. Mas o extrato diluído de fezes frescas, borrifado nas mudas pode protegê-las dos animais quando introduzidas nas pastagens, facilitando o estabelecimento das árvores.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 25/02/2013
mudas-arvores-Pesagro-manual23
Conteúdo completo disponível em:
http://www.pesagro.rj.gov.br/downloads/riorural/manual23.pdf
DUARTE JÚNIOR, J.B.; COELHO, F.C. Manual Técnico 23 – Método de introdução de mudas de árvore sem proteção e na presença de gado, em pastagem de capim marandu. PESAGRO. Niterói, 2010.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.