Produtor de Orgânicos

Inovação em sistemas de produção de arroz orgânico no RS

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 14 de agosto de 2013.

arroz-300x200

A produção de arroz no Rio Grande do Sul – maior produtor brasileiro – caracteriza-se por ocupar grandes áreas, com o uso intensivo de máquinas e de insumos, o que tem sido associado a impactos ambientais. A inovação pode contribuir para a mudança dessa realidade e algumas iniciativas vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, buscando adaptar o sistema convencional à tendência mundial de consumo preocupado com o meio ambiente. Um exemplo é a produção de arroz orgânico. O trabalho teve o objetivo de identificar os grupos de produção orgânica no Estado e as inovações propostas por eles. O delineamento da pesquisa foi qualitativo e identificou o grupo de produtores associados ao Núcleo de Educação Ambiental e o Grupo Gestor de Arroz Agroecológico, coordenado à Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul, além de outros produtores ou grupos.

Os resultados ainda estão em análise, entretanto, já foi possível constatar a adoção de alternativas mais sustentáveis e o crescimento desse tipo de cultivo nas últimas safras.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 30/07/2013

SILVEIRA, V.M.; ANTUNES, G.M.; DIAS, M.F.P. Inovação em sistemas de produção de arroz orgânico no Rio Grande do Sul. UFSM, Pelotas, 2012.

Tags: , , , .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.