Consumidor de Orgânicos

Hidropônicos não são orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 28 de fevereiro de 2014.

 

Nem que o tentassem: o cultivo hidropônico não poderia ser mais diferente do cultivo orgânico. No cultivo hidropônico em estufas as raízes das plantas são banhadas por uma solução de fertilizantes químicos, e nunca entram em contato com qualquer tipo de solo. É um sistema inteligente e útil que pode ser utilizado em lugares onde o solo esta contaminado.

Agricultura orgânica, por outro lado, é uma prática em que participamos de um sistema natural já existente. As interações que vivem de micróbios, animais e plantas criaram a atmosfera da terra e a mantem habitável.

No sistema hidropônico, certas bactérias digerem a matéria orgânica para criar nutrientes em um local separado, que são entregues à planta via solução.

A maioria dos países não deixam que qualquer alimento hidropônico possa ser comercializado como orgânico. Mas, nos Estados Unidos, produtores de México, Canadá e Holanda entraram no mercado reivindicando que seu produtos sejam rotulados como orgânicos, uma certificação que não estão autorizados a usar em seus países de origem.

A produção orgânica não é apenas sobre “alimentos seguros é sinônimo de um mundo natural, é nosso planeta. São as interações cooperativas de milhares de espécies no solo: os insetos, caracóis, besouros, formigas , protozoários, algas, bactérias e fungos e os nutrientes que se reciclam para criar um equilíbrio ecológico

Veja o artigo completo em inglês.

Fonte: The Cournucopia Institute

Notícias relacionadas:

O mercado orgânico brasileiro

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.