Hidropônicos não são orgânicos
Nem que o tentassem: o cultivo hidropônico não poderia ser mais diferente do cultivo orgânico. No cultivo hidropônico em estufas as raízes das plantas são banhadas por uma solução de fertilizantes químicos, e nunca entram em contato com qualquer tipo de solo. É um sistema inteligente e útil que pode ser utilizado em lugares onde o solo esta contaminado.
Agricultura orgânica, por outro lado, é uma prática em que participamos de um sistema natural já existente. As interações que vivem de micróbios, animais e plantas criaram a atmosfera da terra e a mantem habitável.
No sistema hidropônico, certas bactérias digerem a matéria orgânica para criar nutrientes em um local separado, que são entregues à planta via solução.
A maioria dos países não deixam que qualquer alimento hidropônico possa ser comercializado como orgânico. Mas, nos Estados Unidos, produtores de México, Canadá e Holanda entraram no mercado reivindicando que seus produtos sejam rotulados como orgânicos, uma certificação que não estão autorizados a usar em seus países de origem.
A produção orgânica não é apenas sobre “alimentos seguros é sinônimo de um mundo natural, é nosso planeta. São as interações cooperativas de milhares de espécies no solo: os insetos, caracóis, besouros, formigas , protozoários, algas, bactérias e fungos e os nutrientes que se reciclam para criar um equilíbrio ecológico
Veja o artigo completo em inglês.
Fonte: The Cournucopia Institute
Notícias relacionadas:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.