EUA: o principal mercado de alimentos orgânicos do mundo
As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos em 2022 ultrapassaram a marca de US$ 60 bilhões pela primeira vez, estabelecendo um novo recorde para o setor de produtos orgânicos. As vendas totais de produtos orgânicos nos EUA, incluindo produtos orgânicos não alimentícios, atingiram um nível recorde de US$ 67,6 bilhões, de acordo com a Pesquisa da Indústria Orgânica de 2023 publicada pela Organic Trade Association (OTA). Dez estados representam aproximadamente três quartos (73%) das vendas de 2021. A Califórnia lidera, representando 32% do mercado americano total, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O sucesso dos produtos orgânicos não é uma história nova na América do Norte. Na última década, as vendas de produtos orgânicos mais que dobraram, com os americanos consumindo e usando mais produtos orgânicos do que nunca. As vendas totais de produtos orgânicos ultrapassaram a marca de US$ 50 bilhões pela primeira vez em 2018, e as vendas de alimentos orgânicos atingiram US$ 50 bilhões pela primeira vez há apenas alguns anos, em 2019.
Para comparação com o novo continente: Em 2019, o mercado orgânico na União Europeia se aproximou de US$ 45,2 bilhões , de acordo com a Agence Bio na França. Em 2019, 54% dos produtos orgânicos (em valor) foram consumidos em dois países: Alemanha e França. Alemanha, França e Itália têm o maior número de lojas especializadas.
A distribuição de produtos biológicos através do Atlântico
Podemos classificar os tipos de lojas em três categorias: 100% “Mercado Orgânico”, redes de lojas de saúde natural e orgânicas e supermercados convencionais.
1. «Lojas especializadas em produtos biológicos»
Natural Grocers: uma das poucas redes com um padrão de produtos 100% orgânicos. Fundada em 1955, com sede em Lakewood, Colorado, opera 166 lojas em 21 estados. A Natural Grocers by Vitamin Cottage, Inc. está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: NGVC).
Mom’s Organic Market: fundada em 1987 por Scott Nash, possui 22 lojas no leste dos EUA (10 em Maryland) com o slogan «proteja e restaure o meio ambiente» e oferece vários serviços orgânicos (estações de recarga de veículos elétricos, dispositivos de reciclagem nas entradas das lojas para tampas de cortiça de garrafas de vinho, sapatos, copos, telefones e baterias elétricas, etc.).
Bristol Farms Inc. é uma rede de supermercados de alto padrão na Califórnia, EUA. Fundada em Los Angeles, a Bristol Farms opera 19 lojas: 14 sob o nome Bristol Farm e 5 sob a marca Lazy Acres Markets no sul da Califórnia.
Earth Fare (18 lojas), Mother’s Market (12 lojas), Market of Choice (11 lojas), etc.
O GreenWise Market converterá suas oito lojas GreenWise Market em lojas tradicionais da Publix.
2. Cadeias de «saúde natural e orgânica»
Whole Foods Market: fundada em Austin, Texas, em 1978. É uma empresa de distribuição de alimentos para produtos orgânicos e saudáveis. Está presente nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido com mais de 530 lojas e 105.000 funcionários. A Amazon adquiriu a Whole Foods Market em 2017 por US$ 13,7 bilhões. Mais de 27.000 toneladas de produtos orgânicos vendidos em um ano! 37.498 produtos orgânicos ativos nas lojas até o final de 2022. Mais de 1.200 produtos orgânicos sob a marca «365 by Whole Foods Market».
Trader Joe’s: desde 1979, a empresa é administrada por um fundo familiar organizado pelo empresário alemão Theo Albrecht, cofundador dos supermercados Aldi. Ela tem 540 lojas em 42 estados, mais o Distrito de Columbia. As lojas são relativamente pequenas para os EUA (cerca de 1.200 metros quadrados) e servem como lojas de bairro genuínas. Um número limitado de produtos, cerca de 3.400, e 23% dos produtos são orgânicos .
Sprout Farmers Market: em 2018, o varejista de alimentos operou cerca de 300 lojas em 19 estados. A Sprouts abriu recentemente sua 400ª loja e atualmente opera em 23 estados com 31.000 funcionários. 26% de suas vendas totais são produtos orgânicos.
Fresh Thyme Market: 71 lojas em 10 estados do Centro-Oeste.
3. Jogadores «convencionais»
Walmart: 10.500 lojas e sites de e-commerce em 20 países com US$ 611 bilhões em receita. Marca própria orgânica: Great Value Organic .
Kroger: 2.719 supermercados com um faturamento total de US$ 148,3 bilhões.
A Albertsons Companies é uma empresa varejista americana que opera supermercados no oeste dos Estados Unidos com 2.271 lojas por US$ 77,6 bilhões (ACME, Albertsons, Andronico’s Community Markets, Balducci’s, Carrs-Safeway, Eagle, Jewel-Osco, King’s, Lucky, Pak ‘N Save, Pavilions, Randalls, Safeway, Shaw’s, Star 71 lojas em 10 estados do Midwest Market, Tom Thumb e Vons). O Organics é a marca orgânica líder vendida nas lojas Albertsons Cos. com mais de 1.500 produtos orgânicos certificados pelo USDA.
Meta: 1.958 lojas nos Estados Unidos com sua marca própria orgânica: Good & Gather Organic.
Publix: 1.300 lojas no sudeste dos Estados Unidos, com 4.049 produtos certificados como orgânicos ou feitos com pelo menos 70% de ingredientes orgânicos.
Ahold Delhaize: um dos maiores grupos varejistas de alimentos do mundo, com 7.659 lojas, 1.108 delas nos EUA, incluindo a Food Lion.
Fonte: Bioeco Actual
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