Produtor de Orgânicos

Embrapa: orientações para colheita, pós-colheita e comercialização de frutas e hortaliças orgânicas.

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 6 de fevereiro de 2018.
Feira de produtores orgânicos na Califórnia. Foto: Sylvia Wachsner

Pesquisadores da Embrapa acabam de lançar dois comunicados técnicos com orientações para colheita, pós-colheita e comercialização de frutas e hortaliças orgânicas. As publicações são resultantes de observações da equipe técnica em feiras livres de produtos orgânicos em diversos locais na cidade do Rio de Janeiro, e devem ser utilizadas em dias de campo e outros eventos de capacitação a serem realizados pela Embrapa.

As edições trazem proposições técnicas para a manutenção da qualidade e diminuição das perdas e desperdícios de alimentos orgânicos, desde a colheita até a comercialização.  Abordam práticas de campo, fáceis de serem implantadas, e que ajudam na preservação da qualidade e aumento da vida útil de hortaliças orgânicas. Também apresentam recomendações para seleção, classificação e boas práticas de comercialização, a disposição dos alimentos e a escolha de ambientes favoráveis para a colocação das barracas de feiras, sem incidência solar direta, chuva e vento.

“Os produtores rurais de hortifrutícolas orgânicos ou convencionais devem observar que a qualidade de qualquer produto após a colheita não pode ser melhorada, somente mantida. Dessa forma, é importante colher as frutas e os vegetais de qualidade, e manter esta qualidade realizando a colheita, o acondicionamento, transporte e comercialização dos produtos de maneira adequada”, afirma o pesquisador da área de pós-colheita da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Antonio Gomes.

Fonte: Embrapa.

As publicações estão disponíveis gratuitamente para download no site da Embrapa (CT 223 e CT 227).

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.