Embrapa: Compostagem 100% vegetal

A Embrapa Agrobiologia desenvolveu uma tecnologia para produção de adubos e substratos orgânicos de origem 100% vegetal para todos os produtores do Brasil. A tecnologia acessível por meio do vídeo “Compostagem 100% vegetal” de duração de 15 minutos mostra, de forma didática, o passo a passo da técnica.
Conforme a Embrapa, os fertilizantes orgânicos e substratos obtidos a partir deste processo apresentam qualidade superior aos similares encontrados no mercado e podem ser utilizados também na agricultura orgânica. O vídeo não será vendido e está disponível na videoteca da Embrapa.
Matéria orgânica que se transforma em adubo natural
A compostagem é um processo natural onde os resíduos da propriedade passam por uma transformação biológica e tornam-se fertilizantes orgânicos ou húmus. Neste processo biológico há uma decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente.
Os principais benefícios da compostagem são: estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo; aumento da capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão; mantém estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH); dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras (daninhas); ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de micro-organismos benéficos às culturas agrícolas.
Esta técnica pode ser utilizada não só para nutrir o solo mas também como forma de reciclar o lixo orgânico – esterco do gado, palhas, galhos, folhas de árvores e etc.
Veja o vídeo:
Fonte: Embrapa Agrobiologia
Notícias relacionadas:
Processo de compostagem aproveitando sobras
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.