Defensivos Alternativos – Pesagro Rio
A publicação explica o que são defensivos alternativos e agentes de biocontrole. Apresenta os vários tipos de biofertilizantes líquidos, ensinamentos sobre como preparar as diversas caldas caseiras e citação das plantas cujos extratos funcionam como pesticida, como é o caso do alho e da cavalinha.
O cultivo de frutas e hortaliças (folhosas, legumes e tubérculos) é expressivo na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, principal abastecedora da CEASA-RIO e dos mercados locais. O uso de insumos agrícolas e, principalmente, de agrotóxicos para o controle fitossanitário de pragas e doenças, é intensivo, contribuindo para o aumento do custo de produção e prejudicando o meio ambiente e a saúde de agricultores, trabalhadores rurais e consumidores.
Um dos fatores que estimulam a conversão de sistemas agrícolas convencionais para sistemas agroecológicos é a disponibilidade de insumos agroecológicos, razão pela qual se verifica, em todo o país, uma crescente busca e utilização de defensivos alternativos.
APRESENTAÇÃO Pensando nisso, a PESAGRO-RIO, em parceria com produtores, EMATER-RIO e Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de Duas Barras, Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis, elaborou o projeto “Implantação de uma unidade piloto intermunicipal de formação e capacitação em agroecologia”, aprovado pelo PRONAF.
Entre outras atividades, o projeto visa atender à demanda pela produção de defensivos alternativos, que auxiliam no controle integrado de pragas e doenças, podendo ajudar a nutrição mineral das culturas com menor impacto e risco ambiental.
Este documento se propõe a informar aos agricultores e profissionais ligados à agricultura sobre a existência dos defensivos alternativos, muitos deles resgatados do conhecimento popular, de custo e preparo acessíveis aos agricultores.
Com as práticas de controle alternativo de doenças e pragas desenvolvidas em parceria com agricultores e técnicos da região, e consolidadas pela PESAGRO-RIO, espera-se contribuir para a redução do uso de agrotóxicos e promover o fortalecimento da agricultura ecológica, o que resultará em benefício para a sociedade.
Clique na imagem abaixo e confira publicação na íntegra:
Fonte: PESAGRO-RIO
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.