Cultivo, extração e beneficiamento do açaí orgânico
O estudo demonstra que o cultivo e processamento do açaí orgânico é uma alternativa ambientalmente e socialmente positiva, em relação ao produto tradicional, para a região amazônica. Avalia o crescimento do mercado, que passou do consumo estritamente local para conquistar o mercado nacional e internacional. Atribui essa expansão principalmente à divulgação das propriedades nutricionais do açaí e à implantação de indústrias processadoras de frutas na região do estuário amazônico, da qual o açaizeiro é oriundo.
Recomenda que o cultivo seja realizado em consórcio com outras espécies frutíferas ou florestais, a partir de produção/seleção criteriosa de mudas e exemplares jovens, que requerem grande volume de chuva e insolação, além de cuidados para evitar doenças e pragas. Quanto ao produto final (polpa), o autor recomenda a adoção de Boas Práticas de Fabricação para a obtenção de um produto orgânico e sadio e, por ser um produto perecível, o uso de métodos térmicos para a conservação da polpa.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim Acessado em: 08/10/12
Conteúdo completo disponível em: http://sbrt.ibict.br/dossie-tecnico
YAMANAKA, S.E. Cultivo, extração e beneficiamento do açaí orgânico. Dossiê Técnico. Universidade Estadual Paulista – SIRT/UNESP- Maio de 2012.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.