Produtor de Orgânicos

Cultivo, extração e beneficiamento do açaí orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 9 de outubro de 2012.

 

foto: Divulgação

O estudo demonstra que o cultivo e processamento do açaí orgânico é uma alternativa ambientalmente e socialmente positiva, em relação ao produto tradicional, para a região amazônica. Avalia o crescimento do mercado, que passou do consumo estritamente local para conquistar o mercado nacional e internacional. Atribui essa expansão principalmente à divulgação das propriedades nutricionais do açaí e à implantação de indústrias processadoras de frutas na região do estuário amazônico, da qual o açaizeiro é oriundo.

Recomenda que o cultivo seja realizado em consórcio com outras espécies frutíferas ou florestais, a partir de produção/seleção criteriosa de mudas e exemplares jovens, que requerem grande volume de chuva e insolação, além de cuidados para evitar doenças e pragas. Quanto ao produto final (polpa), o autor recomenda a adoção de Boas Práticas de Fabricação para a obtenção de um produto orgânico e sadio e, por ser um produto perecível, o uso de métodos térmicos para a conservação da polpa.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim Acessado em: 08/10/12

Conteúdo completo disponível em: http://sbrt.ibict.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NjEwOA==

YAMANAKA, S.E. Cultivo, extração e beneficiamento do açaí orgânico. Dossiê Técnico. Universidade Estadual Paulista – SIRT/UNESP- Maio de 2012.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.