Como exportar produtos orgânicos para todo o mundo
As exportações se tornaram uma forma de expandir a base de clientes, aumentar as vendas e fortalecer os negócios. É essencial considerar as diferenças culturais entre o país de origem e o país de destino. Para que um produto importado seja vendido como um produto orgânico, ele deve atender a padrões equivalentes aos aplicados a bens produzidos na União Europeia. Procedimentos foram estabelecidos para esse propósito se alguém deseja comercializar um produto como orgânico. Esses procedimentos dependem da origem dos produtos.
Exportação para países fora da UE
Exportações de produtos orgânicos da União Europeia para países não pertencentes à UE estão sujeitas aos requisitos específicos do país de destino. Para mais informações, é necessário entrar em contato com as autoridades competentes no respectivo país.
A UE tem acordos comerciais para produtos orgânicos com o Chile, Suíça e Reino Unido… A exportação de produtos do setor orgânico para a Suíça e os Estados Unidos exige a obtenção de um certificado de exportação específico.
Para os Estados Unidos , este é o “Certificado de Importação NOP”. Este certificado deve ser preenchido pelo organismo de inspeção europeu credenciado e certificar que os produtos estão em conformidade com os termos do acordo UE/NOP.
Cooperação económica com a Suíça
As fortes e extensas relações econômicas entre a Suíça e a Espanha são baseadas em uma longa tradição. Em 2022, o comércio atingiu aproximadamente 20 bilhões de euros. As principais categorias de bens comercializados foram produtos farmacêuticos e químicos, metais preciosos e joias, produtos agrícolas , etc.
Para a Suíça, os exportadores certificados segundo as especificações privadas da Bio Suisse devem ter um certificado Bio Suisse validado com cada remessa pelo organismo de inspeção credenciado.
A relação comercial entre a França e a Espanha é muito sólida (95,1 bilhões de euros em comércio de bens em 2023 e 16,3 bilhões de euros em serviços no mesmo ano). Para facilitar o comércio, muitas organizações públicas ou privadas podem contribuir para as exportações, como a “La Chambre” (Câmara de Comércio Franco-Espanhola), que fomenta as relações comerciais entre a França e a Espanha. É o Clube Empresarial e prestador de serviços com a maior comunidade empresarial franco-espanhola na Espanha.
Participar de uma feira orgânica para se posicionar no mercado
As feiras oferecem diversas oportunidades, como desenvolver uma rede profissional, alcançar novos clientes e aumentar a visibilidade da empresa .
Biofach (Alemanha) – A principal feira comercial do mundo para alimentos orgânicos. A próxima edição ocorrerá de 11 a 14 de fevereiro de 2025. O Nuremberg Exhibition Center será mais uma vez o ponto de encontro da indústria internacional de alimentos orgânicos e cosméticos naturais.
Expor na Natexpo (todo outono, alternando entre Lyon e Paris) permite que todos os fornecedores orgânicos estejam no centro do evento de referência. Máxima visibilidade, contatos internacionais, exposição na mídia, encontros profissionais, reuniões de negócios pré-agendadas, sessões sobre as últimas tendências de mercado, etc.
Natural Products Expo West (EUA) : a próxima exposição está programada para o início de março de 2025. Esta é uma das maiores exposições globais de produtos naturais e orgânicos nos Estados Unidos. Realizada anualmente no Anaheim Convention Center em Anaheim, Califórnia, este evento apresenta o que há de mais moderno em produtos naturais.
Outra maneira de exportar é por meio de ferramentas digitais como o RangeMe : a plataforma padrão da indústria para descobrir, sourcing e comprar produtos de varejo, confiável para centenas de varejistas no mundo todo. Com sede na América do Norte.
Novos mercados e novas fontes de receita
Expandir para o exterior é uma perspectiva empolgante para muitas empresas que pode ser custosa, mas recompensadora. O suporte está disponível em toda a Europa para a Espanha , de acordo com o Decreto Real 38/2017 de 27 de janeiro. A Direção Geral da Indústria Alimentar (DGIA) e o Fundo Espanhol de Garantia Agrícola (FEGA) trabalham juntos para gerenciar e coordenar programas básicos.
Como são gerenciados os programas de promoção e informação?
Os pedidos de auxílio devem ser submetidos à Executive Agency for Consumers, Health, Agriculture, and Food (EAHC), a autoridade responsável por publicar o edital anual de propostas para programas únicos e múltiplos. Vários planos de financiamento de exportação estão disponíveis e, se necessário, empresas de consultoria podem fornecer assistência.
Autor: Gerard Gontier, especialista em mercado orgânico
Fonte: Bioeco Actual
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura: