
Exportação de gengibre aumenta 49% no Espírito Santo
Maior comprador de gengibre são os Países Baixos que, em 2024, importaram quase 13 mil toneladas da raiz produzida em solo capixaba.

Relatório de inteligência do Sebrae destaca tendências e inovações do mercado de alimentos e bebidas
Documento foi produzido em parceria com um time de especialistas que participou da FiSA 2024, maior feira de negócios do setor de ingredientes para as indústrias do setor na América do Sul. Em formato de e-book, o relatório apresenta desde ingredientes sustentáveis até as mais recentes tecnologias que estão revolucionando a produção de alimentos e bebidas. Diante de transformações significativas no mercado de Alimentos e Bebidas (A&B) e perspectivas de futuro, o documento identifica as principais tendências e traz relatos de especialistas do setor.

Apex, MDA e MRE levam 21 empresas brasileiras à Biofach e três são do Ceará
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levará 24 empresas brasileiras para a Biofach, a maior feira de produtos orgânicos da Europa, que inicia nesta terça-feira (11) e vai até sexta, em Nuremberg, na Alemanha. E três delas são cearenses: a Resibras Marambaia, que atua na exportação de castanha de caju; a NutriBotânica, empresa do Grupo Amway que fornece ingredientes botânicos de alta qualidade, e a Itaueira Bioingredientes, fabricante de sucos clarificados, polpas e concentrados de frutas tropicais para as indústrias de alimentos e bebidas (segmento B2B).

Cooperativa apícola de MG vai exportar 30 toneladas de mel até o fim do ano
A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) exportou, este mês, nove toneladas de mel para os Estados Unidos e, até o fim de dezembro, espera-se que outras 21 toneladas sejam enviadas para a Holanda.

Como exportar produtos orgânicos para todo o mundo
As exportações se tornaram uma forma de expandir a base de clientes, aumentar as vendas e fortalecer os negócios. É essencial considerar as diferenças culturais entre o país de origem e o país de destino. Para que um produto importado seja vendido como um produto orgânico, ele deve atender a padrões equivalentes aos aplicados a bens produzidos na União Europeia. Procedimentos foram estabelecidos para esse propósito se alguém deseja comercializar um produto como orgânico. Esses procedimentos dependem da origem dos produtos.

MDA abre edital de seleção para participação na Biofach 2025, maior feira de produtos orgânicos da Europa
Serão selecionados 10 empreendimentos da agricultura familiar com certificação de produção orgânica. Inscrições vão até 11 de novembro.

Brasil Trade Lounge e exponha na Expo West 2025
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) promovem mais uma edição do Brasil Trade Lounge (BTL), oferece a empresas de pequeno porte e que não tem condições de arcar com os custos de participar de uma ferira a oportunidade de expor seu produto para compradores mundiais. Nessa edição, o BTL vai abrir as portas da Expo West 2025, na Califórnia, uma das principais feiras do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos e uma importante plataforma de negócios tanto para os países da América quanto mundial. As inscrições vão até dia 8 de novembro. Não perca.

Na SIAL Paris 2024, Brasil quer promover agricultura orgânica e gerar US$ 3 bilhões em negócios
São 18 empresas brasileiras e mais 96 produtos de outras agroindústrias divulgados no pavilhão de em um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do mundo. Na abertura oficial do espaço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), neste domingo (20/10) na SIAL Paris 2024, a mira é ‘encantar’ europeus com o potencial de produção de alimentos orgânicos do Brasil.

Governo promoverá certificação nacional de orgânicos em cinco países
Intenção é conseguir o reconhecimento do sistema brasileiro e abrir mercados para produtos de maior valor agregado. O Brasil vai negociar com cinco países o reconhecimento de seu sistema de certificação de produtos orgânicos para exportação de itens de maior valor agregado.

Vinho orgânico vive crise na França
Regras diferentes para emissão de certificados na França cria disputa legal e setor de vinho orgânico pode entrar em crise. Na França existe dois selos reconhecidos como orgânicos, o AB, emitido pela Agence Bio, que segue rígidas regras ambientais, proibindo uso de pesticidas e herbicidas químicos da família CMR. Já o selo oficial, emitido pelo Estado francês, o HVE, da Haute Valeur Environmentale segue a lei ambiental francesa, que permite, por exemplo, uso de pesticidas CMR1 sob aprovação do ministério da agricultura e liberam a família CMR2.