Biofertilizantes: Bokashis

Biofertilizantes são adubos líquidos resultantes da fermentação de estercos, adicionado ou não de outros resíduos orgânicos e nutrientes, em água. O processo de fermentação pode ser aeróbio (na presença de ar) ou anaeróbio (na ausência de ar). Podem ser aplicados via foliar, diluídos em água na proporção de 2 a 5%, ou no solo via gotejamento. Não há uma fórmula padrão para produção de biofertilizantes.
Entre esses, destacam-se o biofertilizante líquido (Vairo), e o Supermagro e o AgroBio em que são utilizados adubos minerais (fontes de micronutrientes) e outros materiais como leite de vaca, melaço, cinzas, farelos e urina animal para enriquecimento do mesmo. Novamente aqui é importante enfatizar a capacidade criativa do produtor que pode mudar a composição do biofertilizante de acordo com os materiais disponíveis e sua experiência com a cultura. Utilizando a matéria prima do composto de farelos é possível elaborar um biofertilizante chamado de “Bokashi líquído”, cuja composição pode ser consultada em folder na seção “Publicações”.
Além desses, na Embrapa Hortaliças foi desenvolvido o Hortbio® cujo desempenho, com aplicação via gotejamento, vem sendo testado no cultivo protegido de hortaliças como pimentão, tomate e alface. A aplicação do Hortbio® juntamente com a irrigação aumenta a produção de hortaliças em comparação à aplicação via pulverização foliar. Esse folder também se encontra na seção de publicações.
Fonte: Embrapa Hortaliças
Veja o conteúdo on-line:
Notícias relacionadas:
Biofertilizantes – aprenda como se faz
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.