Produtor de Orgânicos

Biofertilizantes: Bokashis

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de fevereiro de 2014.
foto: Embrapa

Biofertilizantes são adubos líquidos resultantes da fermentação de estercos, adicionado ou não de outros resíduos orgânicos e nutrientes, em água. O processo de fermentação pode ser aeróbio (na presença de ar) ou anaeróbio (na ausência de ar). Podem ser aplicados via foliar, diluídos em água na proporção de 2 a 5%, ou no solo via gotejamento. Não há uma fórmula padrão para produção de biofertilizantes.

Entre esses, destacam-se o biofertilizante líquido (Vairo), e o Supermagro e o AgroBio em que são utilizados adubos minerais (fontes de micronutrientes) e outros materiais como leite de vaca, melaço, cinzas, farelos e urina animal para enriquecimento do mesmo. Novamente aqui é importante enfatizar a capacidade criativa do produtor que pode mudar a composição do biofertilizante de acordo com os materiais disponíveis e sua experiência com a cultura. Utilizando a matéria prima do composto de farelos é possível elaborar um biofertilizante chamado de “Bokashi líquído”, cuja composição pode ser consultada em folder na seção “Publicações”.

Além desses, na Embrapa Hortaliças foi desenvolvido o Hortbio® cujo desempenho, com aplicação via gotejamento, vem sendo testado no cultivo protegido de hortaliças como pimentão, tomate e alface. A aplicação do Hortbio® juntamente com a irrigação aumenta a produção de hortaliças em comparação à aplicação via pulverização foliar. Esse folder também se encontra na seção de publicações.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Veja o conteúdo on-line: Biofertilizante-liq-Embrapa

Notícias relacionadas:

Adubação alternativa

Biofertilizantes – aprenda como se faz

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.