Análise do mercado de produtos orgânicos

O objetivo do trabalho foi analisar o mercado de produtos orgânicos no Paraná, comparar o crescimento da produção em relação aos produtos tradicionais, analisando a elasticidade-preço da demanda dos produtos orgânicos e identificando as principais características dos seus consumidores. Foram utilizados dados secundários e dados de pesquisa de mercado feita no município de Ponta Grossa (PR). Os resultados demonstraram que tanto em termos de oferta de produtos orgânicos, como em relação ao número de agricultores, o mercado está em crescimento. Na análise do comportamento da demanda por esses bens, principalmente quanto à sensibilidade dos consumidores frente aos seus preços, verificou-se que os produtos orgânicos são bens elásticos e que a demandada responde fortemente às variações no preço. Ou seja, observou-se que pessoas com maior renda estão dispostas a pagar mais por produtos orgânicos, assim como pessoas com maior escolaridade também estão dispostas a pagar mais por esses bens, sendo a preocupação com a saúde a principal motivação de consumo.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 25/07/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://tinyurl.com/k4m3nkc
SMOLINSKI, R.; GUERREIRO, EZIQUIEL; RAIHER, A.P. Análise do mercado de produtos orgânicos: estudo de caso de feira em Ponta Grossa, PR. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.